Troca da correia dentada motor diesel MultiJet II
Procedimento para a troca da correia dentada motor diesel MultiJet II utilizada nos carros Fiat Toro, Jeep Renegade, Compass e Commander
Em 2016 a Fiat lançou no Brasil a Fiat Toro, uma picape maior que as compactas e menor que uma média. Produzida na unidade industrial de Goiana em Pernambuco, o arrojado desenho da carroceria, detalhes de acabamento e soluções tecnológicas oferecidas pelo modelo, agradaram os consumidores, tanto que rapidamente ela passou a figurar entre os veículos utilitários mais comercializados do Brasil.
Mas não foi só design inovador que chamou a atenção na picape, pois ela trouxe também duas opções de motorização, o Flex 1.8 E.torQ EVO VIS, com a corrente de comando, e o motor MultiJet II turbo diesel 2.0 16V, com a correia sincronizadora. Importado da Itália, o turbo diesel estreou em 2015 no SUV Jeep Renegade. Depois disso, o MultiJet II passou a equipar o Jeep Compass e recentemente o SUV grande para 7 ocupantes o Jeep Commander. Desde sua chegada, a principal modificação que ele recebeu ocorreu no final de 2021, pois para atender as exigências de emissões estabelecidas pelo Proconve L7 a fabricante inclui sistema Arla no motor.
Como é de conhecimento, a correia sincronizadora, ou correia dentada, necessita de revisões periódicas e trocas de acordo com a recomendação da fabricante. Este procedimento de substituição, geralmente exige ferramentas especificas e muita atenção por parte do profissional que executa. É o que mostramos nesta reportagem realizada por Davi Cruz, responsável técnico e Nelson Morales, consultor técnico, ambos da Dayco, empresa fabricante de correias e fornecedora das montadoras. O procedimento foi realizado em uma Fiat Toro 2021, nas instalações da Stock Auto Service em São Paulo.
Assista o vídeo da Troca da correia dentada motor diesel MultiJet II
Passo a passo para troca da correia dentada motor diesel MultiJet II
Para acessar a correia sincronizadora é necessário desmontar os periféricos
1. Retirar a capa de proteção, não é necessário chave, já que ela é encaixada
2. Retirar a caixa do filtro de ar
3. Retirar o suporte do filtro de combustível
4. Soltar os 10 parafusos da capa de proteção da correia sincronizadora
5. Na sequência levantar a picape para retirar a correia de acessórios. Com uma chave 15 mm bascular o tensionador no sentido horário e retirar a correia de acessórios
6. Retirar o alternador e posicionar a ferramenta Raven 141017 no volante do motor para soltar a Polia Dumper
7. Retirar a Polia Dumper
8. Retirar rolamento de apoio
9. Retirar o tensionador
10. Remover a capa inferior
11. Remover os parafusos 13mm e retirar a capa de proteção de alumínio
12. Baixar o veículo e retirar o coxim do motor
13. Retirar a capa de proteção, ela é presa por quatro parafusos
14. Sacar os dois bujões, um está voltado para o coletor de admissão e o outro para o coletor de escapamento
Obs: Sempre sacar os dois bujões, pois há uma só polia para os dois comandos, eles são interligados por uma correia colocada na parte de trás. Isso é necessário para que, ao montar o comando não fique fora do sincronismo.
15. Soltar os parafusos superiores da capa defletora da turbina
16. Colocar as ferramentas de sincronismo, de fasagem do motor 141016. Primeiro no coletor de escapamento e depois no comando de admissão
Obs: Sempre encaixar as ferramentas de fasagem com a mão. Não é necessário utilizar chave para auxiliar
17. Girar o motor no sentido horário até ouvir um ‘estalo’ e travar, isso significa que ele está fasado
18. Sacar o parafuso 10 mm ao lado da polia do virabrequim
19. Instalar o suporte de fixação no lugar do parafuso 10 mm e a ferramenta de fasagem 141015 na polia do virabrequim, fique atento ao local correto de encaixe
20. Soltar o parafuso de fixação e retirar a parte superior da correia sincronizadora
21. Retirar a ferramenta de fasagem inferior. Esta ferramenta é utilizada só para a conferencia da fasagem do motor e por isso pode ser retirada sem tirar o motor de sincronismo
22. Retirar a correia completamente
23. O kit Dayco KTB 759 é composto por rolamento de apoio ATB 2000, tensionador ATB 2547 e a correia 199SHPL240HT, ela é uma correia teflonada e os parafusos de fixação
Obs: É recomendado ao substituir a correia sincronizadora do motor MultijetII turbodiesel, trocar também a bomba de água, isso porque, com o tempo de uso ocorre desgaste do rolamento de apoio, ele passa a superaquecer. Neste caso não foi trocada a bomba, pois o veículo utilizado nesta demonstração estava com 15.000 km rodados e a recomendação para a troca da correia é aos 120.000 km ou 3 anos.
24. Colocar o novo tensionador, fique atento ao local correto de encaixe no bloco do motor, ou seja, um pino especifico para este fim e fixar o parafuso
25. Colocar o rolamento de apoio
26. Colocar a correia sincronizadora, iniciar posicionando-a no virabrequim. Mas atenção, há uma seta indicativa de posição e marcas de referencia as quais devem ser seguidas ao posicionar a correia
27. Passar a correia pela polia, rolamento, sensor, bomba d´ água e comando de válvulas. Finalizar passando a correia pela bomba de máxima. Este é o último passo para acertar o posicionamento, para isso utilizar a marcação da correia
28. Tensionar o tensionador, conferir o ponto e torquear o parafuso
29. Retirar as ferramentas de fasagem, dar duas voltas no motor e conferir o tensionamento
30. Reinstalar as ferramentas de fasagem superiores
31. Encaixar o pino e girar até travar.
32. Instalar a ferramenta de sincronismo no virabrequim e girar o motor e conferir se a fasagem está correta
33. Torquear o rolamento de apoio com 30 Nm e o tensionador com 25 Nm
34. Para encerrar a montagem, instalar as capas, suporte e coxim. O procedimento é o inverso da desmontagem
Mais informações:
CONTATOS DAYCO: Call Center Dayco 0800-7720033 / WhatsApp Dayco 11 9938-51313
Stock Auto Service: Fone: (11) 5644-9999
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