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Porque preciso inovar em gestão?

Porque preciso inovar em gestão?

Que a tecnologia está se desenvolvendo a passos largos, isso já sabemos! Que a eletrificação veicular e as inovações automotivas vão te exigir um nível maior de dedicação, isso é um fato! Afinal, Porque preciso inovar em gestão? O que precisamos fazer para acompanhar essas mudanças dentro do seu negócio, ainda é uma incógnita! pela primeira vez na história automotiva mundial, a tecnologia evoluiu tanto que se desprendeu da gestão, estando anos luz a frente!

Dada a relevância desse tema, resolvi escrever esse artigo para elucidar o que precisa ser feito no âmbito de sua administração para que possa acompanhar de perto essa revolução tecnológica? E quando falo “revolução tecnológica” não estou me referindo tão somente as mudanças que envolvem o automóvel, mas também a mudança de postura por parte do cliente, que agora se vê envolvido por uma série de funcionalidades que trazem comodidade, agilidade e, principalmente, menor desprendimento de seu tempo.

A pergunta que faço é: nos últimos anos, o seu investimento em um site funcional, rede social engajada e aplicativos tem se equiparado ao valor aplicado em novos equipamentos e novo ferramental? Posso afirmar categoricamente, que não! E, tomando a liberdade nesse momento de ser um tanto quanto azedo, o quanto investiu em tecnologia para sua gestão sequer chegou a 10% do total aportado em novos equipamentos nos últimos cinco anos. 

E é aí que reside o problema! Pois se você acha que ter uma conta comercial de whatsapp é o suficiente, te trago uma triste notícia – você está muito atrasado!!!

Sem um bom software de gestão, sua oficina terá apenas um simples sistema de automação comercial, e nada mais que isso! Nada de dados para analisar, sem indicadores para acompanhar e sem visão para tomar decisão. Então, sua primeira mudança deve ser mudar o sistema de sua oficina! E rápido! Com isso novas visões irão surgir, novos parâmetros serão analisados e uma nova percepção do seu negócio será obtida. E, isso, a um custo relativamente baixo.

O próximo passo é desburocratizar seus processos. Utilizar ferramentas digitais para gerar comodidade para os clientes além de contar com sistema online de agendamento, chat no site para comunicação direta no site, sistema CRM para gerenciamento dos clientes, e tantas outras funcionalidades.

Mas, primeiro é preciso tomar uma decisão: prefere ser a oficina mais capacitada tecnicamente, a que resolve qualquer problema, mas que ainda utiliza processos manuais, ou quer evoluir e trazer a sua empresa enfim para o século XXI onde o cliente irá encontrar as mesmas facilidades de atendimento que encontra em outros segmentos, e ainda, em segundo lugar, ser capaz de revolver o problema técnico do carro do seu cliente.

por ALEXANDRE COSTA, consultor sênior especializado em inovação para o setor automotivo, com 25 anos de experiência. Palestrante convidado a participar dos principais eventos do mercado em todo o País e diretor da ALPHA Consultoria, empresa dedicada ao segmento automotivo

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