O óleo lubrificante automotivo é um produto altamente especializado, desenvolvido por engenheiros e químicos para desempenhar numerosas funções essenciais.
As principais funções do óleo lubrificante no motor são:
01. Lubrificar os componentes do motor e prevenir o desgaste;
02. Reduzir o atrito;
03. Proteger peças do motor contra ferrugem e corrosão;
04. Manter limpas as peças do motor;
05. Resfriar os depósitos na câmara de combustão;
06. Resfriar as peças do motor;
07. Proporcionar vedação contra pressões da combustão;
08. Ser antiespumante;
09. Contribuir para a economia de combustível,
10. Permitir uma partida fácil.
A FUNÇÃO DO FILTRANTE DO ÓLEO
Basicamente, os filtros lubrificantes devem atender às funções de reter todos os contaminantes que possam causar danos ao perfeito funcionamento do motor, mantendo as características de estrutura do óleo, uniformidade de circulação e eficiência no período de uso pelo motor.
O filtro do óleo TECFIL retém os contaminantes contidos no sistema de lubrificação, principalmente os abrasivos (metais), provenientes do atrito das partes móveis do motor que permanecem em suspensão no óleo lubrificante.
ATENÇÃO!
Um filtro do óleo saturado poderá causar passagem do óleo sujo para o motor, provocando o desgaste prematuro das peças móveis do motor, assim, recomenda-se a troca do filtro do óleo, segundo o Manual do Proprietário do Veículo. O filtro do óleo previne o desgaste do motor.
ATENÇÃO!
O filtro do óleo deve ser substituído sempre que se realizar a troca do óleo, portanto, sua vida útil é dependente diretamente do óleo utilizado e proporciona a máxima eficiência do óleo, segundo o Manual do Fabricante do Veículo.
Deve-se ter cuidado ao descartar o filtro do óleo, resíduos do óleo lubrificante agridem a natureza.
Trocas mais frequentes são sempre recomendadas e os limites de quilometragem variam com o tipo de serviço em que o motor opera. Os fabricantes de veículos e as indústrias dos óleos lubrificantes estão cientes de que alguns tipos de operações com carros são mais severas do que outras. Essas operações exigem muito mais do óleo do motor e trocas mais frequentes do mesmo.
UTILIZAÇÕES SEVERAS
01. Percursos inferiores a 6 quilômetros;
02. Dirigir em estradas poeirentas ou arenosas;
03. Baixas temperaturas ambientes em percursos que impedem o
pleno aquecimento do motor;
04. Marcha lenta por períodos prolongados,
05. Reboque de trailers.
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