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Série: Como transformar sua oficina em um grande negócio!

Olá Pessoal, mais uma dica para auxiliar você empresário ou você que tem objetivo de ser um empresário no setor de reparação automotiva. Que você possa refletir, utilizar da melhor forma o que fazer sentido pra você e transformar sua oficina.

Nesta dica para transformar a sua oficina iremos falar sobre Gestão de Clientes, você sabe que a principal razão da existência da sua oficina é atender as necessidades de seus clientes, isso não é opcional, sem clientes não existe faturamento é uma questão de lógica. Mas, mesmo sabendo disso a maioria dos empresários acabam esquecendo ou negligenciando esta lógica, isso é possível perceber em uma análise bem simples, veja nos seus gastos anuais quanto foi investido de recurso financeiro para gestão de clientes, pode ser em capacitação da sua equipe de vendas, compra de brindes ou contração de ferramentas estratégicas de CRM (Gestão de relacionamento com clientes), quando você tiver esse número divida pelo total de despesas fixas e multiplique por 100, é possível que você encontre zero % de investimento para algo que é tão importante, e acredite em muitas empresas isso não chega a 1%. Entenda, a razão da existência da sua oficina não é consertar veículos, essa é a base de operação dela (é o como você vai atender as necessidades de seu cliente), é preciso compreender que o seu cliente não é o veículo, mas sim a pessoa (proprietário do veículo), é ela quem tem o poder de escolher, você pode ter a melhor equipe técnica da cidade, ser a oficina mais conhecida, porém se você atender mal um cliente ele vai escolher outra oficina para levar seu carro. É preciso entender que as necessidades de um cliente, vai além do problema do veículo, então resolver o problema dele muitas vezes não se resume ao fator técnico, e para isso é preciso buscar mais conhecimento, desenvolver estratégias e processos para garantir que sua empresa não falhe neste atendimento. Para ficar mais claro o que é a necessidade do cliente que não se refere ao fator técnico, posso citar a necessidade de atenção, existem pessoas com estilos de personalidades diferentes e algumas pessoas valorizam muito a atenção, então se o vendedor fizer um atendimento rápido e objetivo, onde não olha para essa pessoa, fica olhando para todos os lados sem focar na conversa, não deixando ela se expressar de forma confortável, isso pode estar gerando uma experiência muito ruim, e independente do resultado da manutenção a emoção gerou uma impressão (a imagem da sua oficina para essa pessoa). Então, em 2023 foque mais na gestão de clientes, e lembre-se quem escolhe a oficina é a pessoa e não o carro, portando invista mais tempo e dinheiro para estudar sobre pessoas e atendimento.

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