fbpx

Motorservice dá dica de instalação e usinagem da bucha de biela

Os requisitos complexos e as cargas elevadas para o apoio do motor em movimento exigem a utilização de materiais cuidadosamente adaptados aos respectivos casos de aplicação de buchas de biela. A Motorservice, divisão responsável pela comercialização das marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF para o mercado de reposição, apresenta algumas informações sobre as características construtivas, dimensionais, tecnológicas, bem como sobre a instalação e usinagem da bucha de biela.

Em sua grande maioria, as buchas de biela possuem o diâmetro interno semiacabado, ou seja, após a inserção da bucha sob interferência e pressão no alojamento da biela precisa ser realizada a usinagem para obter o diâmetro final, que determinará a folga radial entre a bucha e o pino do pistão.

Para a inserção da bucha de biela, em média, usa-se uma interferência de instalação de 7 centésimos. Mas, é preciso consultar as tolerâncias de instalação, conforme indicação do fabricante do motor.

A usinagem das buchas de biela precisa ser realizada no centro da bucha. Em algumas situações, segundo a prática do mercado, é feita usinagem da bucha deslocada referente ao centro para corrigir a altura do pistão referente à face do bloco. Para atender a demanda, a Motorservice fornece as buchas de biela para aplicações de linha pesada, onde é possível realizar um deslocamento de até 20 centésimos de milímetro, conforme Service Information SI1873.

Mas é preciso atenção, antes da instalação, é necessário verificar o diâmetro do alojamento onde a bucha será instalada, e o diâmetro externo da bucha de biela para garantir a interferência correta.

As dimensões possíveis de serem verificadas na bucha de biela são comprimento, diâmetro interno e diâmetro externo.

Instalação e usinagem – Iniciando a usinagem pelo deslocamento do centro das buchas, quando houver a necessidade do deslocamento. Deve-se verificar, previamente, o alojamento onde a bucha será instalada. Utiliza-se um súbito para identificar o diâmetro interno, ovalização e conicidade. Há necessidade de usar um gabarito para a instalação da bucha no alojamento para evitar deformações.

Antes da usinagem deve-se verificar o empenamento da biela com auxílio de um dispositivo, pois o mesmo interfere diretamente na usinagem da bucha. Após as verificações com auxílio de um relógio comparador zera-se o mesmo para que se possa deslocar o centro da bucha de biela. É preciso observar se o alojamento está isento de oxidação e resíduos.

Caso haja irregularidades no alojamento da bucha durante a usinagem do diâmetro, ultrapassará a camada de bronze disponibilizada para a usinagem e tocará na capa de aço da bucha. Isto se deve ao fato de trabalhar com medidas centesimais para obtenção do diâmetro interno.

Conforme vídeo técnico disponibilizado no canal do YouTube da Motorservice, realizamos a primeira usinagem com apenas 0,02 mm, validando os procedimentos adotados anteriormente, e para limpar o diâmetro interno da bucha. Inicialmente, utilizamos um deslocamento de 0,15 mm referente ao centro da bucha na usinagem.

O segundo deslocamento foi realizado com 0,20 mm, conforme indicado nos materiais técnicos da Motorservice, o máximo permitido para as buchas de biela. Já o último deslocamento foi de 0,25 mm para mostrar e atestar que as buchas da Kolbenschmidt (KS) suportam o deslocamento acima de 0,20 mm, ou seja, mesmo deslocando acima do recomendado não ultrapassou a camada de bronze.

Em todos os casos de usinagem foi considerada a folga radial de montagem para o pino de 3 centésimos de milímetro e o processo de folga radial é realizado após deslocar a medida pelo centro da bucha.

É preciso atenção porque a folga entre o pino do pistão e a bucha de biela deverá ser seguida, conforme indicação do fabricante do motor.

Para mais informações, basta acessar o site https://www.ms-motorservice.com.br/ ou entrar em contato com o suporte técnico SAKS 0800 721 7878.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *