Em 15 de março é comemorado o Dia do Consumidor, data que vem ganhando cada vez mais relevância no calendário nacional por conta das inúmeras promoções que a acompanham. Por conta disso, Juliano Caretta, supervisor de treinamento técnico da DRiV, conglomerado global do aftermarket automotivo que controla as marcas Monroe e Monroe Axios, esclarece pontos importantes para quem pretende aproveitar, com segurança, as promoções neste dia.
“O Brasil é um dos mercados com maior índice de falsificação de autopeças no mundo”, alerta Juliano Caretta. Segundo ele, entre os principais componentes falsificados estão as peças de suspensão, como coxins, buchas, batentes e bieletas. “O uso de peças falsificadas pode trazer inúmeros problemas para o usuário, a começar pelo prejuízo financeiro, ao se adquirir um produto de qualidade inferior ao original. Além disso, não há qualquer garantia para o caso de defeitos de fabricação, sem falar na falta de suporte do fabricante e o risco à segurança do condutor e ocupantes dos veículos”, comenta.
Para evitar essa situação, Caretta salienta algumas medidas importantes na hora da compra para o dia do consumidor:
- Verifique a reputação da loja. Faça uma busca na internet pelo nome do estabelecimento, identificando avaliações de outros consumidores e checando o histórico de registros postados por eles, quanto ao serviço prestado.
- Prefira lojas conhecidas e com boa reputação.
- Se certifique sobre a política de vendas, entregas e devoluções, como também pelos canais de atendimento do estabelecimento, antes de efetuar a compra.
- Desconfie de ofertas e descontos muito generosos. Veja qual é o preço praticado pelo produto e marca desejados em outros sites. Um preço muito abaixo da média pode indicar alguma irregularidade.
- Garanta que esteja realizando uma compra segura. Sites de vendas devem apresentar o certificado SSL nas páginas onde são realizadas suas transações. Ele indica que os dados do usuário, como o número do cartão de crédito, estão em um ambiente seguro. Para confirmar, verifique se o há o desenho de um cadeado junto ao endereço da página e clique com o botão direito do mouse. Se o certificado for exibido, o ambiente estará protegido.
- Confira as informações do componente ofertado, comparando-as com os dados disponíveis no site do fabricante. Lojas confiáveis apresentam descrições detalhadas sobre a aplicação e especificações da peça, que podem ser checadas e confirmadas nos sites das marcas. Isso garante que o que está sendo ofertado está de acordo ao produto original.
- Ao receber a encomenda, no caso de produtos Monroe e Monroe Axios, o comprador deve verificar se a embalagem está lacrada e se possui a identificação do produto nela, garantindo tratar-se de uma peça procedente. Ao abri-la, checar a existência do certificado de garantia, necessário para a troca no caso de defeitos de fabricação. No caso dos amortecedores, confirmar a existência de gravações do logotipo Monroe ao longo de sua superfície. Juntamente, identificar as marcações da certificação do Inmetro, código da peça e data de fabricação. Por último, garantir ter recebido a encomenda com a nota fiscal correspondente, com as devidas informações sobre o produto adquirido, estabelecimento e o nome do consumidor. Sem a nota fiscal, a garantia do produto não terá validade.
O executivo finaliza, informando que, mesmo após todos esses procedimentos, se o cliente ainda estiver inseguro, deve entrar em contato com o atendimento do fabricante para indicar lojas oficiais no comercio eletrônico e esclarecer suas dúvidas.
A Monroe e a Monroe Axios mantêm atendimento dedicado aos clientes, por meio do WhatsApp (11) 97666-2779, telefone 08000-166004 e em seus sites, https://www.monroeaxios.com.br/sobre/contato e https://www.monroe.com.br/sobre/contato