Olá Pessoal, nesta nova série de dicas meu alvo será você empresário, que já iniciou a caminhada de empreender ou você que quer se preparar para ter seu próprio negócio. Meu objetivo nas dicas é falar verdades desconfortáveis, para você enxergar a realidade no dia a dia e sobre quem você precisa ser, para se tornar um empresário bem sucedido. Neste artigo vamos falar sobre “a venda errada na oficina gera inadimplência”
Se você tem alto nível de inadimplência, clientes que esquecem de cumprir o que foi combinado em relação ao pagamento dos serviços realizados, conforme os prazos definidos, isso ocorre, pois, sua oficina vende de forma errada, a inadimplência é apenas consequência de um processo de vendas mal estruturado, de uma cultura de crediário que gera benefício apenas para o cliente.
Se você usa estratégias de crediário como vantagem competitiva perante a concorrência, ou seja, aceita “pendurar” a conta do cliente, o famoso “fiado”, para que seus clientes sempre escolham sua empresa, é um grande risco financeiro. Uma política de crediário assertiva, que prioriza formas de recebimentos garantidos (dinheiro à vista, cartão de crédito, depósito e PIX) é essencial para a sustentabilidade do seu negócio, pois em momentos de crise, instabilidade na economia ou aumento do desemprego, geram como consequência baixa no fluxo de vendas na sua oficina, então você precisará da garantia do que tem projetado para receber, pois assim poderá pagar seus fornecedores e despesas fixas.
Nas consultorias para meus clientes sempre priorizo a gestão de caixa, como sendo um dos principais fatores para o sucesso do negócio. Faça uma análise na sua empresa agora, veja quanto tem para pagar de fornecedores nos próximos 12 meses (faça a soma), agora faça a mesma análise sobre o que tem para receber de seus clientes no próximos 12 meses, deste total veja quanto considera ser recebimento garantido (cartão de crédito), esse valor garantido cobre o total de pagamento de fornecedores previsto?
Caso não cubra, você já percebe uma possível instabilidade de fluxo de caixa, pois depende de fatores que não estão nas suas mãos (que os clientes cumpram os prazos definidos), e acredite, existem várias possíveis desculpas ou argumentos, para justificar o não pagamento da dívida e solicitação de novo prazo sem certeza de recebimento.
A minha dica é que considere como fator crítico de sucesso para o seu negócio o recebimento garantido, se hoje você está com problema de recebimento na sua empresa, vá mudando aos poucos as negociações na venda, mude a cultura de compra do seu cliente no seu negócio, e estabeleça critérios quando for necessário fazer o “fiado”, priorize clientes que realmente são bons pagadores, e para clientes novos, pagamento em dinheiro à vista ou cartão de crédito, assim você irá criar uma nova carteira de clientes, com a política de crediário correta para sua empresa.
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