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Que perfil de dono de oficina você é?

Conhecer seu potencial e suas fragilidades como dono de oficina é a chave para crescer no mundo da reparação automotiva

Uma trajetória de sucesso na reparação é resultado de escolhas certas. Essas escolhas envolvem não apenas o conhecimento do nosso modelo de negócio, mas também da própria personalidade como dono de oficina. Assim, a partir da minha própria experiência no setor, quero dividir alguns insights sobre os principais perfis de donos de oficina. Longe de rotular pessoas, este artigo pode oferecer algumas pistas interessantes para que você possa encontrar o seu próprio método para alavancar os resultados da sua empresa.

O tripé do sucesso e os três tipos de proprietário de oficina

Fala-se muito sobre o tripé que sustenta a prosperidade de um negócio: administração, produto (ou técnica) e vendas. Essas três áreas precisam estar em dia e equilibradas, evitando, para isso, a priorização ou negligência de uma delas.

Por outro lado, é importante ter em mente que esse equilíbrio sofre influência direta do perfil do responsável pela sua gestão. Em outras palavras, é bastante comum que não só o dono de oficina, mas também todo empresário acabe, em maior ou menor medida, dando mais importância a uma ou duas dessas áreas. E isso geralmente tem forte ligação com o seu perfil profissional, formação, valores, prioridades e visão de negócio.

Dessa forma, pensando nessa ênfase de negócios, os anos no setor me levaram a identificar pelo menos três perfis predominantes de atuação no mundo dos negócios. Digo “pelo menos”, pois é possível encontrar donos de oficina que, por exemplo, são uma combinação de dois desses tipos.

Cada um possui pontos fortes e fragilidades que, se bem trabalhados, podem render a fórmula certa para a prosperidade de uma oficina. Vamos a eles.

O perfil de dono de oficina otimista e vendedor

Geralmente com histórico ligado ao comércio (seja como funcionário, representante ou dono), este perfil tem o tino para divulgar o próprio negócio. Sabe da importância de investir em publicidade, preocupam-se com estratégias de vendas, e suas oficinas são geralmente conhecidas na região pela excelente experiência de atendimento.

Além disso, é o empresário que mais tem facilidade para identificar e aproveitar oportunidades de crescimento, assim prosperando com maior rapidez.

Em contrapartida, esse dono de oficina focado em vendas também corre riscos. Às vezes, a despreocupação com detalhes burocráticos e administrativos pode colocar o jogo a perder, trazendo pequenos e grandes prejuízos em algum momento da jornada.

Quando o assunto é produto ou serviço, ao contratar, a preferência por mecânicos com perfil de vendas pode deixar passar especialistas que podem fazer a diferença na qualidade e reputação do serviço que ele oferece.

O perfil de dono de oficina técnico

Este perfil de empresário possui uma trajetória muito ligada à paixão por carros. Não que os outros perfis também não a tenham – afinal, é preciso ter uma afinidade mínima com o setor para empreender nele – mas este geralmente é o que possui o relacionamento mais intenso com o mundo da reparação.

Frequentemente cresce em uma oficina, têm formação especializada (seja técnica, superior ou por muitos anos de experiência e busca por informação) e sabe identificar um problema e resolvê-lo com excelência. Por conta disso, sua oficina é conhecida na região pela competência e capacidade de resolver qualquer problema em qualquer carro.

Por outro lado, esse perfil pode sofrer quando o assunto é distribuir tarefas. Pelo excesso de cuidado, este dono de oficina corre o risco de ser bastante centralizador, o que pode render dificuldades na hora de contratar outros profissionais e expandir o próprio negócio.

Além disso, o olhar 100% focado na parte técnica pode acabar deixando de lado uma área essencial para que qualquer empresa de qualquer tamanho prospere: a gestão financeira e contábil. Isso pode impedir oportunidades de crescimento ou até mesmo colocar em risco a saúde do próprio negócio por desconhecimento de obrigações básicas.

O perfil de dono de oficina administrador

Embora este seja um perfil mais fácil de encontrar em industriais ou fornecedores, é possível, sim, encontrar muitos proprietários de oficina com esse perfil. Ele é excelente em algo que faz inveja a muitos empresários da reparação: implantar e gerenciar processos.

Sua oficina é geralmente reconhecida pela atenção aos detalhes, pela ausência de casos de erros de serviço e pelo ambiente organizado e funcional. Nela, tudo é entregue rigorosamente no prazo e nenhuma peça falta, pois a gestão de estoque é impecável.

Entre os seus funcionários, apesar da forte exigência do dono, há uma sensação de segurança e confiança, pois ele sabe muito bem manter a saúde financeira, preservar o capital de giro e manter a oficina funcionando da forma adequada. Aqui, a palavra risco não existe – para o bem e para o mal.

Para o mal, isso pode fazer com que este empresário deixe escapar oportunidades preciosas de crescimento para o próprio negócio. Isso também pode ser dito a respeito da parte de vendas, já que ele pode ter receio ou dificuldade em se arriscar em estratégias de venda mais agressivas.

Como cada perfil pode trabalhar suas fragilidades?

Independentemente do(s) perfil(is) com que você se identificou, o equilíbrio é a chave para o sucesso. E isso pode ser atingido de duas formas: de forma individual e em relação ao seu time.

Pensando no time, procure sempre contratar profissionais que sejam bons no que lhe falta. Por exemplo, se você é um dono de oficina com perfil técnico ou vendedor, delegue para alguém capacitado a parte administrativa e/ou finanças da sua oficina. Se for um administrador, contrate mecânicos / orçamentistas com forte em vendas, prospecção e atendimento para atrair maior faturamento e encantar a clientela.

Conjuntamente, é essencial que você também invista no seu próprio comportamento para que a mudança aconteça. Se você é um dono de oficina centralizador, é urgente aprender a delegar e exercitar a confiança para que a sua equipe (e oficina) cresça com autonomia. Se você já consegue fazer isso, evite “delargar”: separe pelo menos um dia a cada mês para se reunir com seus funcionários e acompanhar o andamento das atividades.

Por fim, para todos os perfis, é importante buscar ao menos informações básicas de áreas que não se domina, assim facilitando o diálogo e a segurança no dia a dia. Para isso, contar com um sistema de gestão para visualizar a sua oficina de onde estiver faz toda a diferença – e nisso você pode contar com a Oficina Inteligente.

Cesar Coimbra é especialista em sistemas de gestão e inteligência de negócios para a reparação automotiva, com MBA em Tecnologia da Informação e certificação pela Franchising University. Vivencia o cotidiano e as necessidades do setor desde 1995, tanto no gerenciamento e TI de redes de centros automotivos quanto na gestão da própria oficina, e fundou a Oficina Inteligente em 2002 com a missão de oferecer soluções integradas, ágeis e seguras para a operação do setor. Também é um dos diretores do Grupo RAE, entidade responsável por promover conhecimento técnico para toda a comunidade reparadora do ABC paulista.

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