Composta de compressor, válvulas e sensores de comando, dissecador e reservatório, a unidade de fornecimento de ar comprimido é a responsável por disponibilizar ar comprimido limpo e seco com pressão e vazão suficientes para o bom funcionamento da suspensão pneumática.
Os compressores elétricos desempenham um papel crucial nos sistemas de suspensão pneumática dos veículos modernos, especialmente em modelos de alta performance e capacidade todo-terreno como os Land Rover. Esses dispositivos são essenciais para manter o desempenho ideal do sistema de suspensão, garantindo conforto, estabilidade e adaptabilidade do veículo aos diferentes tipos de terreno.
O compressor é alimentado pelo sistema 12V normal do carro e ele só é ligado quando o motor do veículo está em funcionamento. Como o consumo de energia do compressor é razoavelmente grande (perto de 30 amperes em funcionamento normal) o funcionamento do compressor com o motor do veículo parado não está habilitado na maioria do modelos Land Rover existentes.
Diagrama esquemático da unidade de fornecimento de ar comprimido da suspensão automática

NÚMERO | DESCRIÇÃO | FUNÇÃO |
1/25 | Compressor e motor elétrico | Gerar ar comprimido para o sistema, pode ser Hitashi ou AMK |
2 | Sensor temperatura | Monitorar a temperatura do compressor |
3 | Secador de ar | Retirar a umidade do ar depois da compressão |
4 | Reservatório | Garantir a quantidade de ar comprimido necessária |
19 | Filtro de ar admissão | Filtrar o ar para admissão do compressor |
20 | Válvula escape piloto | Valvula piloto da válvula de escape |
21 | Escape | Atua quando o reservatório precisa diminuir a pressão |
23 | Válvula de purga | Descarregar o sistema |
24 | Sensor temp motor | Monitorar a temperatura do motor elétrico |
O sistema ainda tem um sensor de pressão para controlar a pressão interna que será mostrado na próxima matéria.
Entre os componentes mais importantes do sistema de suspensão pneumática estão os compressores, sendo os modelos Hitachi e AMK dois dos mais utilizados nas versões mais recentes dos Land Rover, cujas principais diferenças mencionamos abaixo.
Compressor Hitachi

O compressor Hitachi foi o padrão nos modelos mais antigos do Land Rover até aproximadamente 2013. Este compressor é conhecido por sua robustez inicial e capacidade de proporcionar um controle de altura muito eficaz, ajustando rapidamente a altura do veículo conforme necessário. O sistema Hitachi opera tipicamente com uma pressão de trabalho mais alta, o que proporciona uma resposta rápida nas alterações da altura do veículo.
No entanto, apesar da sua eficácia, o sistema Hitachi tem sido associado a certos problemas de confiabilidade a longo prazo. Usuários e especialistas em manutenção de veículos frequentemente reportam falhas como superaquecimento do compressor e desgaste mais rápido dos componentes internos, principalmente devido ao acúmulo de sujeira e umidade que pode levar à corrosão e a outros problemas mecânicos.
Compressor AMK

Em resposta a alguns dos problemas observados com o compressor Hitachi, a Land Rover começou a equipar os modelos mais recentes do sistema de suspensão pneumática com compressores AMK a partir de aproximadamente 2014. O compressor AMK é geralmente considerado mais confiável e durável do que o modelo Hitachi. Isso se deve, em parte, à sua capacidade de operar em uma pressão mais baixa, o que reduz o estresse mecânico e o desgaste dos componentes internos.
Além disso, o compressor AMK é projetado com uma ênfase maior na minimização do ruído e da vibração durante a operação, proporcionando uma experiência de condução mais suave e silenciosa. Essas melhorias não só aumentam o conforto, mas também contribuem para a longevidade geral do sistema de suspensão.
Devido às peculiaridades dos sistemas de exaustão dos compressores atuarem de forma diferenet, é necessária uma reprogramação no módulo da suspensão (RLM) para o sistema adequado (Hitashi ou AMK) quando da troca do compressor por um ou outro modelo.
Conclusão
Os compressores elétricos são componentes vitais para os sistemas de suspensão pneumática, oferecendo uma combinação de eficiência, controle e desempenho que é essencial para a condução moderna tanto na estrada como fora dela. Com a tecnologia avançando, espera-se que a funcionalidade e a confiabilidade desses sistemas continuem a evoluir, mantendo os sistemas de suspensão pneumática na vanguarda da inovação em veículos todo-terreno.
** FONTE TOPIX Descrição do funcionamento da suspensão pneumática Land Rover Discovery **

Luiz Fraga é um engenheiro mecânico automotivo (pela FEI), com Pós Graduação em Análise de sistemas (pela FECAP) e mestrado em Engenharia Automotiva pela USP. Possui vasta experiência na indústria automotiva (desenvolvimento de peças), incluindo gerência de engenharia e importação de peças para veículos. É proprietário da The Specialist 4×4 Service e da Diagnos_Specialist uma oficina especializada em Land Rover e veículos 4×4. Além disso, é membro de diversas associações de engenharia e tem contribuído como consultor técnico e colaborador em revistas especializadas. www.thespecialist.com.br | Instagram: thespecialist_service | Instagram: diagnos_specialist
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