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Substituição da correia sincronizadora do Prisma 2012 1.4 Econo.Flex

A reportagem da revista Reparação Automotiva foi até o Centro Automotivo Taxi & Cia, localizado no Brás, Zona Leste de São Paulo. A unidade é gerenciada por Vladmir Ramos de Oliveira. Lá o engenheiro mecânico Fernando Celso Prado, Luciano Santana Barbosa, técnico da Gates e o reparador Rafael Silva de Jesus mostram o processo correto para substituir a correia sincronizadora (correia dentada) e de acessórios do Chevrolet Prisma 2012. O carro deste procedimento utiliza o motor 1.4L Econo.Flex.

Segundo os profissionais que participam desta matéria, o procedimento para troca da correia de acessórios é mais trabalhoso que o da sincronizadora, por isso, ao substituir os dois itens, o ideal é começar pela de acessórios.

Substituição da correia de acessórios e tensionador

A correia sincronizadora do prisma 1.4 Econo.Flex atua no ar condicionado, direção hidráulica, alternador e faz a ligação com o virabrequim.

Retirar a caixa do filtro do ar com chave de fenda, ou boca 6 mm

Retirar a tampa protetora da correia sincronizadora com chave L 8 mm

Com um soquete torx bits T18 colocar a correia sincronizadora no ponto, note que a marcação é uma seta impressa na polia (Obs: Favor fazer uma marcação mostrando a seta)

Girar a correia de acessórios até chegar no ponto

Para retirar a correia de acessórios, antes calçar o motor, no caso de só substituir a correia sincronizadora, este procedimento não é necessário

Retirar o coxim inferior com extensão longa e catraca

Soltar o suporte da barra estabilizadora (morceguinho) com chave soquete 15 mm e extensão média

Com uma chave 15 mm combinada retirar a correia de acessórios

Tensionador da correia de acessórios

Retirar o tensionador da correia de acessórios, para ter melhor acesso retirar a polia com chave torque 18 mm

O rolete é retirado com uma chave 15 mm fixa, soltar os dois parafusos com soquete torx T12 e chave fixa 18 mm

O esticador da Gates já é tensionado

Correia sincronizadora

A correia sincronizadora, também chamada de correia dentada, faz o sincronismo entre as válvulas e o pistão do veículo.  O manuseio da correia deve ser feito com muito cuidado, pois ela é feita de revestimento especial, dentes moldados, trama de poliamida e malha de tração em fibra de vidro. Nunca vinque ou dobre a correia, pois isso provoca a quebra dos cordonéis de fibra de vidro.

Para soltar o parafuso do esticador chave torx T 40 ou soquete 22 mm

O esticador Gates já é tensionado, ficar atento ao posicionamento correto, deve ser encaixado por trás da bomba d’água

Caso o reparador prefira tensionar manualmente, na peça Gates o processo deve ser feito no sentido anti-horário, a seta indica o ponto de tensão

Ao colocar a polia do virabrequim o ressalto indica a posição correta de encaixar

Dicas da Gates

A Gates iniciou suas atividades no Brasil em 1968, com a produção de correias industriais na cidade de São Paulo. Em 1.972 lançou a linha automotiva da marca. Atualmente, produz em Jacareí (SP), correias, tensionadores e mangueiras.

A empresa alerta os reparadores para ter cuidado com produtos de procedência duvidosa. Uma correia sincronizadora feita com material de qualidade ruim pode causar vários prejuízos ao motor de um veículo. A companhia disponibiliza catálogos com as especificações e códigos de aplicações.

Rafael Silva de Jesus- reparador, Luciano Santana Barbosa- Técnico da Gates e Fernando Celso Prado- Engenheiro mecânico, os profissionais que participaram da matéria.

Matéria publicada na Revista Reparação Automotiva Ed.89-Outubro 2016

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