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conjunto rodante

Conjunto Rodante dos pesados

O conjunto rodante é um item de segurança, soltar um conjunto rodante ou mesmo um eixo mostra que o procedimento da manutenção não é eficiente e deve ser investigado todas as possibilidades até a de sabotagem.

Um pneu 295/80R22.5 pesa 62,5 kg uma roda de ferro 34kg, um tambor de freio em média 53kg, imagine tudo isso rodando sozinho a 60km/h e batendo em um carro ou pedestre.

Como evitar

Devemos estar atentos a 3 pilares, todos fazem parte da revisão do conjunto rodante.

1-) Parafusos

Características: Item de segurança e como tal deve ser reposto com marcas Homologadas pela montadora e normas que regem a fabricação do parafuso, um parceiro Buyfirst que pode ajudar na orientação e fornecimento é a SP Frotas, especialista no ramo de parafusos, e-mail para contato marcio@spfrotas.com.br

Importante as chaves de impactos estarem reguladas com torque certo e mesmo assim conferir com o torquimetro calibrado a quantidade de newtons corretos, esses estão marcados no manual do veículo.

Os parafusos se deterioram e também devem passar por revisões e serem substituídos.

conjunto rodante de pesados

2-) Graxas

Características: Item de segurança, obrigatoriamente deve atender as normas NLGI – DIN 51502 – KP2N-20 e ISO 6743-09 – ISO-L-XBDEB2; muita atenção ao ponto de gota e a severidade de sua operação, além de desgastar rolamentos pode soltar a roda com tambor e tudo causando um grave acidente.

a-) Cumprir os intervalos de manutenção (sempre que se detectar avaria nos rolamentos, deve substituir as peças – Quando um ônibus chega na oficina se queixando de ruídos na roda, um “ronco”, ou trepidação do eixo, o problema pode estar no rolamento.

b-) Verificar quantidade de graxa aplicada no cubo, falta e excesso prejudica, quando existe o excesso a graxa vira água e escorre pelo cubo, já falta aparece na durabilidade reduzida dos rolamentos e super aquecimento.

c-) Analisar os rolamentos e seus desgastes obtendo diagnostico sobre as graxas, vedantes e super aquecimentos

d-) Analisar se o intervalo preventivo, isso levando em consideração a operação e qualidade dos produtos, atende o intervalo atual

3-) Retentores e vedantes

a-) Adquirir produtos conforme as necessidades da manutenção, sendo direcionado a compra do retentor interno ou externo.

b-) Recomendo a compra de retentores utilizados nas montadoras OEM, os externos devem ser equipados com vedantes viton própria para altas temperaturas. Retentores de Rodas – Corteco ou Sabó

c-) Cumprir os intervalos de manutenção

d-) Direcionar juntamente com almoxarifado a compra do retentor ideal

e-) Não aplicar retentores que possa sofrer ações de temperatura sem viton

f-) Analisar se o intervalo da revisão preventiva leva em consideração a operação e qualidade dos produtos e atende o intervalo atual

g-) Solicitar treinamentos para manutenção e avaliações das ferramentas, os vedantes são produtos frágeis e uma aplicação de forma errada pode causar danos, fazendo com que outros componentes percam a sua eficácia.

Cristiano Moreti, profissional com 25 anos de experiência em toda a cadeia de suprimento, gestão de manutenção, gestão de pneus, gestão de abastecimento do setor automotivo
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