Dificuldade na partida e fumaça esbranquiçada são sinais de avaria no componente
Veículos comerciais movidos a diesel utilizam velas aquecedoras para auxiliar na partida do motor. Tal como as velas de ignição de um veículo Ciclo Otto, as velas aquecedoras têm vida útil e precisam ser substituídas de tempos em tempos.
Segundo a fabricante de autopeças Magneti Marelli, as velas aquecedoras possuem vida útil de cerca de quatro mil ciclos. Mas, quando saber quando trocar? Os sinais comuns de que o componente já está desgastado são: dificuldade na partida (pode indicar que a câmara não está sendo devidamente aquecida), fumaça esbranquiçada (significa que o combustível está sendo queimado frio), luz de avaria acesa no painel e bateria descarregando (pode ocorrer por curto-circuito na vela aquecedora).
As velas aquecedoras atuam no pré e no pós-aquecimento da câmara de combustão para evitar falhas na partida. Esse componente garante que o ar admitido seja comprimido e aquecido a uma temperatura de até 900°C, proporcionando as condições ideais para que se inicie a combustão. Quanto mais rápido a câmara de combustão é aquecida, menor será o tempo de partida do motor.
Dada a partida no motor, as velas se mantêm acionadas por um determinado período para evitar eventuais falhas enquanto o propulsor não atinge a temperatura ideal de operação. Esse tempo varia de acordo com a motorização do veículo.
As velas aquecedoras também prolongam a vida útil da bateria e do motor de partida, além de contribuírem com a redução do nível de emissão de poluentes.