A Revista Reparação Automotiva já contou a história de modelos icônicos, como o fusca. Nessa semana contaremos um pouco sobre a história Dodge Polara (ou 1800), carro que foi um dos primeiros da montadora americana fabricado no Brasil e considerado a frente do seu tempo.
História
A Chrysler chegou ao Brasil em 1967, quando comprou a Simca e substituiu o famoso Chambord pelo Esplanada. A montadora norte-americana descontinuou com a marca francesa e lançou outra linha do grupo, a Dodge, sendo o primeiro modelo o Dart.
Querendo alcançar mais vendas e atingir o mercado de sedãs médios, a Dodge trouxe da Inglaterra o Hillman Avenger, quer serviria de base para aquele que se tornaria o Dodge 1800.
O início
Apresentado no salão do automóvel de 1972, o Dodge 1800 chegou ao mercado em abril de 1973 com a premissa de trazer um motor potente, trazer um amplo espaço interno com um tamanho médio, itens de segurança a frente de seu tempo, porta-malas grande e um desenho moderno para o seu tempo.
Assim que chegou as lojas, o dodginho começou a apresentar inúmeros problemas. Suspensão, acerto do motor e detalhes do acabamento acabaram recebendo críticas, se tornando o primeiro recall da indústria automobilística nacional.
Remodelação
Após as inúmeras reclamações tanto da mídia especializada da época e dos consumidores, a Dodge lançou uma nova versão do Dodge 1800, rebatizando de Polara.
O modelo acabou se tornando um sucesso por aqui. Trazia um motor de 1,8 litro de cilindrada trazia o carburador SU, com 85 cv e 14,2 kgfm de torque mas ainda tinha o jeitão do modelo anterior, algo que mudou em 1978, trazendo faróis retangulares, envolvidos pelos piscas.
Em 1979, já com a Chrysler dentro do guarda chuva da Volkswagen, foi lançado uma versão que contava com câmbio automático de quatro marchas. No ano seguinte saiu a versão GLS, que tinha mais potência, estilo mais esportivo e contava com um painel importado, que incluía manômetro de óleo e voltímetro.
Fim
Apesar do sucesso, tendo até conquistado o título de carro do ano da Autoesporte em 1977, o modelo teve uma vida curta. Com a baixa venda do Dodge Dart, a montadora deixou de fabricar toda a linha Dodge no Brasil, voltando o investimento da Volkswagen em caminhões deixando um legado de 92.665 carros fabricados por aqui e uma legião de fãs.