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Diagnóstico em veículos com eletrônica embarcada multiplexada

REDE DE COMUNICAÇÃO VEICULAR – Eletrônica Embarcada Multiplexada

Olá, amigo reparador, tudo bem? Na edição passada falamos dos alternadores pilotados, sistema de controle e monitoramento de carga da bateria. Nesta edição iremos tratar de um tema que podemos classificá-lo como segunda parte. Isso mesmo, pois a manutenção de veículos com eletrônica embarcada multiplexada vai muito além de controles simples, mas sim de uma gama enorme de funções que sem o devido conhecimento técnico e ferramental apropriado o reparador se vê em um grande embaraço.

DIAGNÓSTICO E MANUTENÇÃO DE VEICULOS COM ELETRÔNICA EMBARCADA MULTIPLEXADA II

Nosso material de estudo desta vez é um Mercedes-Benz Classe S500 2006.

 

Veículo dotado de muita tecnologia embarcada, apesar de estar no mercado há mais uma década, ainda exige conhecimento técnico e ferramental adequado para sua manutenção.

A FALHA

Fomos acionados pelo proprietário que recebeu indicação por um de nossos clientes, que seu Mercedes havia entrado em pane na via pública, desligando o motor, baixado a suspensão pneumática, sistema de transmissão em P e não entrando mais em funcionamento.

DIAGNÓSTICO

Conectado scanner no veículo não tínhamos acesso aos módulos eletrônicos.  Após realizar os testes, foi identificado:

DME – Unidade de Gerenciamento do Motor,

ISM – Servo Motor de Controle de Marchas,

TCM – Unidade Controle do Câmbio.

Após este teste, partimos para análise do Diagrama Elétrico da Rede de Comunicação – CAN BUS. 

IMPORTANTE

A REDE CAN BUS, do Mercedes S500, possui um módulo de Gerenciamento da Rede, chamado GATEWAY:

Outros veículos também possuem esta forma de gerenciamento, como a linha Jeep, BMW, VW e AUDI.       

A diferença neste modelo Mercedes, que além de ter separações das Unidades, é que as Unidades do Powertrain, MOTOR – CAMBIO, possuem uma comunicação direta, sem passar pelo gerenciamento direto da Gateway.

 A comunicação tem duas linhas independentes conforme o gráfico topológico abaixo:

Toda essa comunicação passa por barramentos, também chamados de Terminações de Ligação.

Barramento CAN MB S500

Dentro destes barramentos há uma placa eletrônica, onde cada ligação passa por uma resistência Ohmica com valor nominal de 60 Ohms.

O chicote elétrico passa por debaixo dos bancos, em eletro-calhas plásticas e se conectam nos barramentos.

Os fios azuis, são os condutores das Redes ISM e TCM. Os fios verdes escuros com listas brancas desligados do barramento acima, são os condutores que irão ate a DME do motor.

Neste barramento temos as Redes que se ligam a Gateway diretamente. Realizando os testes de continuidade e medições de resistência dos barramentos, comprovamos que a falha não estaria na ISM e TCM, que poderia ser uma falha na DME ou o circuito que chegasse até seu conector.

Resistência e continuidade de Rede OK.

Continuidade até o conector da DME, perfeitos.

Conclusão

Após os testes de continuidade e resistência, seguindo o diagrama técnico do Mercedes S500, finalizamos com a análise de entrada na Unidade DME, comprovando defeito na mesma.

Na linha de comunicação da DME com a ISM e TCM, os terminais não possuem a resistência interna da Rede Can, que é aproximadamente 120 ohms.

Nos terminais referente a comunicação da DME com a Gateway, encontramos a medição correta de 120 ohms em seus terminais.

Comprovando esta análise, desenvolvemos um conector de análise direta, com um conector OBD2, ligando os fios da seguinte forma:

  • 4 e 5 = Terra
  • 6 = Rede Alta
  • 14 = Rede Baixa
  • 16 = Positivo direto

Após a construção deste conector, fizemos o acesso direto aos módulos, ligando o scanner ao conector direto nos cabos de ligação da Rede ISM e TCM, conseguindo acessá-las.

Confirmando quer a falha inicial de não se comunicar com as mesmas partia de uma falha Interna na DME.

DETALHE

Todo este trabalho ocorreu devido a aplicação de uma bateria inapropriada para o veículo, que exige a aplicação de 02 baterias AGM e havia sido aplicado duas baterias TSF.

Bom meu amigo reparador, espero que tenha entendido a análise de mais este sistema, e estamos a disposição para sanar quaisquer dúvidas. Até a próxima edição! Contato para levar este treinamento para a sua região: (034)99886-2728

Leandro Marco, Professor de manutenção automotiva, graduado em Produção Mecânica Industrial, Mecatrônica Automotiva, Pós Graduado em Engenharia de Manutenção Automotiva, atua na reparação automotiva há 34 anos, proprietário da General Tech, Oficina de linha Premium em Uberaba MG.

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