fbpx

A história do Rolamento

A Revista Reparação Automotiva está contando um pouco sobre a história dos principais componentes do carro. Contamos um pouco sobre o retentor, do carburador e do câmbio automático, agora iremos falar de um componente que foi idealizado inicialmente por Leonardo da Vinci e ainda é fundamental até os tempos de hoje. Iremos contar um pouco da história do Rolamento.

O começo da história do rolamento

No século XV, Leonardo da Vinci descobriu o princípio de rotação, e percebeu que o atrito seria reduzido se as esferas não se tocassem. Com isso em mente, ele desenvolveu separadores, que permitia que as esferas se movessem livremente.

O desenvolvimento dos primeiros “rolamentos de esferas” recebeu um grande impulso graças à bicicleta. Após algumas transformações nos projetos, desenvolveu-se o assim chamado “rolamento tipo cone”. Eram “rolamentos de esferas” em que seus anéis formavam a figura de um cone.

Desenho do rolamento idealizado por Leonardo da Vinci

O ponto histórico do rolamento foi a Revolução Industrial.  O volume de negócios foi adaptada ao seu meio ambiente (portanto, diferentes tipos de rolamentos) e contribuiu para o progresso técnico do desenvolvimento da indústria.

O rolamento autocompensador de esferas de duas carreiras

Desde a sua criação, a história do rolamento passou por diversas fases, tendo transformações que o tempo precisava. Com isso em mente, o rolamento ganhou uma versão fundamental e que está em uso nos carros até os tempos de hoje, o rolamento autocompensador de esferas de duas carreiras.

Ele foi idealizado por idealizado pelo inventor, engenheiro e industrialista sueco Sven Wingquist, que também foi um dos membros fundadores e o primeiro diretor administrativo da SKF.

Sven Wingquist e o rolamento autocompensador de esferas – Foto: SKF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *