Olá Pessoal, nesta nova série de dicas quero provocar em você leitor uma ação clara em busca de crescimento. Quando conseguimos enxergar o que nos impede de crescer estamos livres para planejar mudanças no curto, médio e longo prazo, de acordo com o momento de sua empresa, mas é muito importante ter clareza que o primeiro passo é ter o conhecimento e segundo é o comprometimento com a mudança e isso só depende de você.
Nesta edição quero abordar um fator que gera impacto direto no faturamento e muitas oficinas erram e acabam perdendo a oportunidade de faturar mais de forma honesta, estou falando da precificação de Serviços. Nas consultorias quando abordo este tema percebo muita insegurança por parte dos empresários, líderes técnicos e até mesmo mecânicos que elaboram o orçamento, isso por que não existe um parâmetro claro, um método que dê segurança e valide o que está sendo determinado como valor de serviços. A precificação de serviços deve levar em consideração dois elementos, valor hora de venda e tempo de realização de serviços. Quando falo em valor hora de venda é preciso ter clareza que poderá haver diferenciação em uma mesma oficina se houver classificação de serviços de baixa complexidade, alta complexidade e especiais. Podemos classificar como serviços de baixa complexidade aqueles que não exigem amplo conhecimento técnico e ou equipamentos de valor agregado para execução. Já os de alta complexidade são os serviços focados na eletrônica automotiva e serviços especiais. Nesse caso podemos citar: Transmissão automática e ar-condicionado como dois exemplos mais encontrados no mercado. Cada classificação de serviços deve ter seu valor hora diferenciado.
Como precificar dos serviços da oficina mecânica
Esse é um tema mais amplo que exige um estudo na empresa que envolve custos operacionais, projeção de lucratividade, posicionamento de mercado e análise da concorrência.
O segundo elemento é o tempo de realização do serviço, para isso é preciso usar ferramentas existentes no mercado as chamadas tabelas temparias, ou criação de parâmetro interno na empresa, onde faz análise do histórico de serviços e determina-se o padrão de tempo para execução, conforme histórico passado. Se a precificação de serviços da sua empresa levar em consideração os dois elementos citados acima você terá no mínimo mais segurança em cobrar de seus clientes e tenderá a aumentar a eficiência produtiva da equipe, pois um dos elementos que prejudicam a eficiência produtiva das equipes é não cobrar corretamente os serviços vendidos.
Se você apenas definir o valor médio da hora geral sem fazer a classificação de serviço de alta complexidade e usar como parâmetro tempo de execução padrão na precificação, você já irá aumentar o faturamento de serviços. Quer aprender a fazer isso na prática?
Essa análise de precificação ensino no treinamento: Como aumentar o faturamento de oficina mecânica, se tiver o interesse envie uma mensagem para o Whatsapp: (48) 98454-0644.
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