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Como realizar manutenção com segurança em um carros híbridos

Realizar manutenção em carros híbridos requer alguns cuidados imprescindíveis para a segurança do reparador automotivo

Na busca pela preservação do meio ambiente, a industria automobilística tem sofrido nos últimos anos uma verdadeira revolução tecnológica em termos de sistemas de propulsão dos veículos automotores.Temos observado motores cada vez mais potentes, com tamanho cada vez menor, a utilização de turbos, transmissões multimarchas, transmissões continuamente variáveis, e até mesmo a utilização de propulsão elétrica, para a redução dos poluentes.

Para que se consiga movimentar um veículo pesado utilizando-se a eletricidade, se faz necessário o emprego de baterias de alta potência específica, o que sempre exige um cuidado especial quando chega a hora da manutenção nestes veículos. A finalidade deste artigo é ajudar o técnico reparador deste tipo de automóvel, que está cada vez mais em alta em nosso mercado, a tomar conhecimento do que está envolvido no reparo e manutenção preventiva dos mesmos, bem como se familiarizar com os equipamentos utilizados neste trabalho.

Cuidados a serem tomados na operação da manutenção de carros híbridos

Nunca deixe o veículo sozinho a menos que a ignição esteja desligada e a alavanca da transmissão esteja em  PARK (P).  Mantenha a chave de ignição em seu bolso sempre que você estiver longe do veículo. Alguns veículos possuem a função auto-start (partida automática)que pode eventualmente vir a funcionar o veículo sob certas condições, tais como quando o veículo já tivesse funcionado anteriormente.

Utilize de cuidado extra quando posicionar um macaco hidráulico ou elevador sob o veículo. Pode existir cabeamentos de alta tensão sob o chassis do veículo. Certifique-se que não acabe o combustível do veículo quando ele estiver na oficina passando por manutenção. Alguns veículos podem continuar funcionando até que o pack de baterias de  alta tensão descarregue completamente. Lembre-se! Não deixe o veículo sem combustível!

Alguns veículos utilizam um motor de alta tensão que opera o compressor do sistema de  ar-condicionado  ou ventiladores de resfriamento, que podem funcionar sem aviso prévio para resfriar o compartimento do pack de baterias, quando ele está superaquecido. Sempre que for necessário efetuar manutenção próximo da bateria de alta tensão ou outro dispositivo de alta tensão, sempre use as luvas de segurança apropriadas. Nunca use qualquer metal que possa entrar em contato com uma fonte de alta tensão.

Alguns módulos eletrônicos de veículos híbridos

Alguns módulos eletrônicos de veículos híbridos podem ser danificados se for utilizado o scanner incorreto. Consulte o seu fabricante de scanner para se certificar se ele é adequado para o serviço no veículo em que você está trabalhando.

Alguns módulos eletrônicos de veículos híbridos

Espere pelo menos de 5 a 30 minutos (dependendo do modelo) após desligar a ignição antes de isolar o pack de baterias de alta tensão ou realizar qualquer serviço no veiculo. Muitas baterias de alta tensão de veículos híbridos são de nickel-metal e tipicamente somente podem ser recarregadas pelo próprio sistema de carga do veículo. Mesmo as baterias auxiliares de baixa tensão (12V) utilizadas nos veículos hibridos podem utilizar um elemento de chumbo ácido e/ou mesmo algumas utilizam um gel ou fita de vidro, o que requer um carregador especial.

Bateria de fita de vidro ou esteira de vidro.
Bateria de fita de vidro ou esteira de vidro.
Bateria de fita de vidro ou esteira de vidro.

Nunca conecte um carregador convencional de baterias ao veículo híbrido. Mesmo a bateria auxiliar, de 12V que muitos veívulos híbridos usam, são especialmente seladas. Consulte o manual do proprietário do veículo ou procure instruções na própria bateria quanto a quaisquer precauções ou avisos antes de conectar um carregador.

Como proceder corretamente na manutenção de carros híbridos

O sistema híbrido utiliza circuitos de alta tensão, assim, manuseio incorreto poderá causar choques elétricos e/ou ferimentos pessoais muito graves. Durante serviços no veículo híbrido(incluindo instalação e remoção, inspeção e substituição de peças), certifique-se de seguir os procedimentos listados nos manuais do fabricante. 

Como proceder corretamente na manutenção de carros híbridos

Como proceder corretamente na manutenção de carros híbridos

Como se prevenir contra problemas na manutenção dos carros híbridos?
Fique longe dos fios de cor laranja! As baterias de alta tensão dos veículos hibridos podem ser isoladas utilizando-se o processo de isolação de fábrica. Uma vez que a tensão está confinada ao pack de baterias, os reparos podem ser realizados de maneira segura. O pack de baterias é selado na fábrica em uma carcaça resistente a impactos. Portanto vazamentos ou placas expostas são raros. Estes sistemas de alta tensão são capazes de produzir tensões de até 750V ou maiores. O sistema de alta tensão também é monitorado pelo sistema de Air Bag do veículo. Se for detectado um disparo das bolsas no Air Bag, o circuito de alta tensão do veículo é imediatamente isolado. Um sistema secundário monitora uma rápida desaceleração no caso em que o sistema de Air Bag falhar. Alguns modelos também vêm equipados com um interruptor do capô quando o capô dianteiro é aberto, o lado de alta tensão é isolado.(Lembre-se deixar o capô do motor levantado, se ele não interferir com outras operações)

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Alguns veículos também possuem interruptores para desconectar o pack de baterias de alta tensão. Este interruptor evita o auto funcionamento do motor.

Área de trabalho para a manutenção de carros híbridos
A área escolhida para serviço em veículos híbridos na oficina, deverá ser restrita a outros técnicos e pessoas não habilitadas na manutenção deles. E devidamente sinalizada com fitas chamativas para evitar que mesmo clientes se aventurem nesta área.

Área de trabalho para a manutenção de carros híbridos
Área de trabalho para a manutenção de carros híbridos
Área de trabalho para a manutenção de carros híbridos

Equipamentos no serviço em carros híbridos

Existem equipamentos e ferramentas especiais para utilização na manutenção de veículos híbridos e algumas ferramentas que nunca deverão ser usadas. Óculos de segurança, luvas, avental ou máscara de rosto podem ser necessárias.

Luvas e Voltímetro
Ao trabalhar em sistema de alta tensão, sempre use Luvas Isolantes (Classe 0 – certificadas para 1000 Volts)
Luvas isolantes e Voltímetro para manutenção de carros híbridos

Utilize Luvas Protetoras sobre as luvas isolantes antes de trabalhar em veículos híbridos. Após remover o disjuntos de serviço, não toque nos conectores de alta tensão a terminais por pelo menos 5-30 minutos. Mantenha o disjuntor de serviço removido em seu bolso para evitar que outros técnicos não preparados os reconecte por acidente enquanto você está trabalhando no veículo. Também, após remover o disjuntor de serviço, não acione o interruptor de alimentação do sistema, pois isto poderá danificar a ECU de controle do veículo hibrido. Utilize uma escala de medição de 400V DC ou maior em um voltimetro de categoria CATIII bem como suas pontas de prova. Utilizando um voltimetro, verifique se a tensão nos conectores bifásicos é igual a Zero (0) Volts.

Cuidados e uso das luvas isolantes
Alguns fabricantes defendem um teste “puff”. Assoprar dentro da luva para inflá-la e verificar se existem vazamentos de ar. Embora sopradores profissionais estejam disponíveis, o teste de campo mais comum aprovado é prender o ar dentro da luva, e então passar um rolo por sobre ela para inflar a área sob teste. Este teste é aprovado pela Administração de Saúde e Segurança Ocupacional dos Estados Unidos (OSHA) e a ASTM internacional, uma organização que cria padrões para teste de materiais.

O teste de campo começa com uma inspeção completa visual de toda a superfície das luvas quanto a imperfeições ou danos, seguido por um teste de rolo (inflação manual) de ambas as luvas para inspecionar quanto a furos ou rasgos.

Quando corretamente executado, o teste de rolo irá prender e pressurizar o ar dentro da luva, possibilitando que o técnico ouça se há vazamentos de ar. Sempre teste suas luvas isolantes antes e depois do uso no veículo. Fazendo isto, você descobrirá eventuais furos imediatamente após eles ocorrerem, e terá mais tempo para substituir as luvas.

Alguns fabricantes recomendam utilizar luvas de couro sobre as luvas isolantes para protegê-las de desgaste e cortes.

Dicas importantes ao usar as Luvas isolantes
•Teste de campo das luvas isolantes de borracha (Classe 0 – 1.000 Volts certificados)
• Inspecione visualmente ambas as luvas, por dentro e por fora, quanto a quaisquer imperfeíções ou danos. (Veja a data de vencimento delas!)
• Utilizando ambas as mãos, segure a luva isolante pela extremidade de sua manga e deixe cair naturalmente.
• Puxe a manga fortemente para prender tanto ar quanto possível dentro da luva.
• Mantendo a manga fechada, coloque a luva em uma superfície limpa, seca e horizontal com os dedos apontados para longe de você.
• Role a manga em direção aos dedos para inflar a luva o mais possível, sem permitir vazamento de ar. Nota: Você não danifica a luva em boas condições com este procedimento.
• Escute com atenção se existe algum vazamento de ar e veja se a luva não desinfla sozinha. Certifique-se que não há vazamentos de ar por causa da manga não estar bem vedada.
• Coloque a parte inflada da luva (dedos e palma) perto de seu rosto para sentir algum vazamento silencioso.
• Coloque a região de trabalho da luva dentro de um recipiente com água e verifique se não há bolhas.
• Não permita que a água entre dentro da luva.
• Seque completamente a luva antes do uso
• Repita a sequencia de testes com a outra luva.

Alguns fabricantes recomendam utilizar luvas de couro sobre as luvas isolantes para protegê-las de desgaste e cortes.

Alguns fabricantes recomendam utilizar luvas de couro sobre as luvas isolantes para protegê-las de desgaste e cortes.

Virtualmente todos os fabricantes de luvas isolantes de borracha recomendam couro sobre as luvas a menos que o serviço necessite um nivel de destreza que não se possa fazer com os protetores de couro instalados.

Finalmente, os regulçamentos da OSHA especificam que as luvas isolantes de borracha fornecidas pelo empregador devem ser testadas ou substituidas cada seis meses após entrarem em serviço. Se as luvas ainda não foram utilizadas, o primeiro teste ou substituição devem ocorrer tanto quanto 12 meses após as luvas terem sido adquiridas. 

Os fabricantes das luvas podem fornecer uma lista dos locais aprovados para teste de seus produtos. 
Os fabricantes das luvas podem fornecer uma lista dos locais aprovados para teste de seus produtos. 

Disjuntores de serviço de baterias em carros híbridos

Os disjuntores de serviço de veículos híbridos para baterias de alta tensão são apresentados em muitas formas e tamanhos.

Disjuntores de serviço de baterias em carros híbridos

O procedimento para remoção e recolocação para cada fabricante devem ser seguidos de acordo com suas especificações.

Precaução para os Toyotas híbridos

Precauções para inspeção do sistema de controle hibrido: Antes de inspecionar o sistema de alta tensão ou desconectar o conector de baixa tensão do Inversor com o conjunto do conversor, tome as precauções de segurança usuais, tais como luvas de proteção isoladas e a remoção do disjuntor de serviço para evitar choques eletricos fatais.

Após a remoção do disjuntor de serviço, coloque-o em seu bolso para evitar que outros técnicos reconectem acidentalmente o mesmo enquanto você está trabalhando no veículo, com o sistema de alta tensão.

Disjuntor de serviço e Luvas isolantes	 para manutenção em carros híbridos
Disjuntor de serviço e Luvas isolantes
Disjuntor de serviço híbrido da Toyota (Desenho antigo)
Disjuntor de serviço híbrido da Toyota (Desenho antigo)
Disjuntor Toyota de desenho mais antigo e Disjuntor de serviço hibrido da Toyota (desenho moderno)
Disjuntor Toyota de desenho mais antigo e Disjuntor de serviço hibrido da Toyota (desenho moderno)

Procedimento de desabilitação de carros híbridos Toyota

Procedimento típico de desabilitação de alta tensão dos veículos hibridos Toyota.

1. Remova as proteções laterais e inferior da área do porta malas.
2. Desconecte o terminal negativo da bateria auxiliar de 12V.
3. Utilizando luvas isolantes, remova o disjuntor de serviço de alta tensão deslizando a alavanca primeiro para cima e removendo o disjuntor enquanto puxa a alavanca para baixo.
4. Remova o cabo positivo da bateria auxiliar de 12V
5. Remova a cobertura do disjuntor de serviço e remova a seguir o fusivel elétrico do veículo.
6. Espere um tempo mínimo de 5 minutos antes de iniciar os serviços no sistema de alta tensão.

Nota: Alguns veículos necessitam de um período de espera de 5 minutos enquanto outros precisam de um período de 10 minutos. O período de espera correto pode ser encontrado na informação de serviço do veículo.

Dica importante do especialista
Procedimento de desabilitação do disjuntor dos carros Toyota híbridos

Procedimento de desabilitação dos carros Toyota híbridos

Sempre leia a informação de serviço do fabricante quanto ao procedimento exato de desabilitação do sistema de alta tensão (dependendo do modelo). Nos veículos Toyota Camry 2007-2011, o disjuntor de serviço de alta tensão (HV) é acessado levantando-se uma pequena alavanca no porta malas. Em outros veículos Toyota diferentes, o disjuntor  pode estar localizado no compartimento do porta malas, sob o assoalho ou sob o assento traseiro do veículo.

Procedimento de desabilitação do disjuntor dos carros Toyota híbridos
Procedimento de desabilitação do disjuntor dos carros Toyota híbridos

Verificação de desligamento da força dos carros híbridos Toyota

Com o auxilio de um voltimetro CATIII verifique se existe tensão onde o disjuntor estava instalado. Neste veiculo em particular, a parte inferior do disjuntor é positiva e a parte superior do disjuntor é negativa.

Após um tempo mínimo de espera de 5 minutos, deverá haver zero (0) Volts na leitura do instrumento.

Disjuntor de serviço hibrido da Toyota
Disjuntor de serviço hibrido da Toyota
Disjuntor de serviço hibrido da Toyota
Disjuntor de serviço hibrido da Toyota

Procedimento de habilitação dos veículos híbridos Toyota

1. Utilizando luvas isolantes, instale o fuse elétrico do veículo e a tampa do disjuntor de serviço.
2. Instale o cabo positivo da bateria auxiliar de 12V.
3. Empurre para dentro o disjuntor de serviço enquanto levanta a alavanca para cima.
4. Deslize então a alavanca para baixo para travar o disjuntor de serviço para travar o disjuntor em seu lugar.
NOTA: Você deverá ouvir um clique quando o procedimento estiver correto.
5. Reconecte o cabo negativo da bateria auxiliar de 12V.
6. Instale as proteções laterais e inferior da região do porta malas.
7. O veículo está pronto para voltar ao serviço.

Nas próximas edições continuaremos com os procedimentos de serviços de outros fabricantes e os cuidados a serem tomados no serviço deste tipo de veículo. Até lá e um ótimo mês de serviço a todos.

Acompanhe o artigo do especialista Carlos Napoletano sobre o funcionamento do sistema Sistema Start/Stop nas transmissões FORD e GM
Carlos Napoletano – Diretor Técnico da Aptta Brasil www.apttabrasil.com

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