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Relacionamento com seu cliente: há várias formas de ampliar

É preciso mostrar que a empresa reparadora de automóveis se preocupa com a manutenção do veículo, para ampliar o relacionamento com cliente

Por: Sérgio Duque

No mercado atual da reparação automotiva, ser qualificado, possuir ferramentas adequadas, pessoal bem treinado, local de atendimento limpo e bem organizado, não oferece nenhuma vantagem competitiva para seu negócio. Tudo isso é simples obrigação.

Além disso, o gestor do negócio deve investir em marketing, serviços complementares, preço justo (não necessariamente o mais baixo) e, a cada espaço de tempo, estudar o persona do seu público-alvo. Persona é a representação do consumidor ideal, como ele prefere ser atendido, suas motivações, aspectos que mais lhe influenciam em uma escolha ou decisão de compra e suas preferências. 

Conhecer estes detalhes é muito importante quando se deseja montar estratégias de atuação comercial, pois dessa forma haverá (com mais informações disponíveis) menor esforço para conquistar sua preferência.

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Uma sugestão de ação simples e barata para oficinas de reparação, é mostrar para o cliente que você se preocupa com ele e com o veículo dele. Nunca libere um serviço procurado, sem antes cadastrar em uma ficha simples, informações sobre histórico dos serviços que foram feitos e, especialmente, serviços que precisarão ser realizados em breve.

Seu cliente pode ter levado o veículo para uma simples troca de pastilhas de freios. Mas os reparadores de excelência realizam uma breve revisão e anotam em uma ficha à parte, que as buchas da suspensão estão no limite da exaustão, ou os amortecedores estão com vazamento de óleo, ou mesmo as palhetas do limpador precisam de substituição.

Cada veículo deve receber um número de cadastro, bastando o reparador, no momento da liberação, fortalecer sua marca de prestador de excelência, colocando um selo adesivo no para-brisas do veículo, igual àqueles que mostram a próxima kilometragem da troca de óleo. Como no modelo abaixo:

O reparador pode até ampliar o atendimento, se mostrar um fone de serviços de guincho com o qual pode estar conveniado, pois são informações úteis para quem não tem seguro e extremamente bem-vindas na hora da emergência mecânica.

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O registro do ID (identificação do veículo) caberá ao reparador decidir qual critério utilizar para ter histórico mais completo possível. Pode ser a placa, ou um número pessoal criado na própria oficina. Pense diferente. Seu cliente só irá agradecer.

Sergio Duque, * Economista, pós-graduado em Marketing e professor universitário. Há 30 anos atua no mercado de reposição de autopeças

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