fbpx

Óleo Lubrificante da Land Rover

Optar por um óleo lubrificante de baixa qualidade, ou de menor valor ainda mesmo que seja homologado pode causar sérios danos na Land Rover

Primeiramente desejo a você e a todos os leitores, que acompanharam durante este ano de 2023, os parabéns pelo profissional que é! Que neste 20 de dezembro de 2023, comemore com toda sua equipe colegas de trabalho e profissão o seu, o nosso dia, o DIA do MECÂNICO! Para esta edição trouxemos um caminhar pela história do desenvolvimento profissional do Reparador Automotivo (Eletricista, Funileiro, Mecânico, Pintor, Tapeceiro), e também para não deixarmos de trazer algo técnico, trazemos o assunto “Óleo Lubrificante da Land Rover” um dos grandes problemas enfrentados, pelos reparadores que atendem veículos premium.

PROFISSÃO REPARADOR AUTOMOTIVO
A estrutura básica da Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, elaborada em 1977, resultou do Projeto de Planejamento de Recursos Humanos (Projeto BRA/70/550), cujo desenvolvimento ocorreu no âmbito do convênio firmado entre o governo brasileiro e a Organização das Nações Unidas – ONU, por intermédio da Organização Internacional do Trabalho – OIT. A referida estrutura teve como base a Classificação Internacional Uniforme de Ocupações – CIUO de 1968.

Quando comecei, na década de 80, para ser mais preciso em 1986, como auxiliar de eletricista automotivo, as oficinas eram designadas como:

    • Auto Elétrica
• Auto Mecânica,
• Funilaria e Pintura 
• Tapeçaria ou capotaria, em algumas regiões

Hoje, com a evolução dos sistemas automotivos, mecânica e elétrica, não mais se separam, ambos os profissionais, tiveram que se unir em um, capacitando o mecânico em eletroeletrônica, o eletricista em mecânica e até o tapeceiro e funileiro tiveram que se adequar, pois há sistemas embarcados por todos os lados do veículo.

Então surge, o Eletromecânico ou Mecatrônico Automotivo, por fim, adotado pela maioria dos fabricantes, Reparador Automotivo.

Sistema de gerenciamento eletrônico do KWID Elétrico.

Então surge uma nova linguagem nas oficinas:
Antes:  
a) GICLÊ
b) Platinado,
c) Condensador
d) Distribuidor
e) Carburador, etc

Hoje:
a) UCE,
b) Módulo de gerenciamento 
c) Rede CAN
d) DOIP
e) Security Gateway, etc

Nós de Norte a Sul, Leste a Oeste, neste país, iniciávamos a profissão fazendo e aprendendo. Hoje mudou, além de fazer e aprender, precisamos estudar, aperfeiçoar, estar antenado ao desenvolvimento global automotivo. 

Patrocínio: Monroe Amortecedores / https://www.monroe.com.br
Patrocínio: Monroe Amortecedores / https://www.monroe.com.br

O PÚBLICO MUDOU!
As oficinas eram frequentadas apenas por homens, hoje temos excelentes mulheres liderando oficinas, atuando na reparação, colocando a mão na massa, mulheres clientes, etc. O atendimento mudou, o perfil mudou, os veículos evoluem a uma velocidade inimaginável, para nós que iniciamos há décadas no mercado.

OS VEÍCULOS MUDARAM!
Veículos com grande gama de eletrônica embarcada, carrocerias e chassis com materiais avançados, não conseguimos mais apenas identificar um defeito pelo simples olhar, escutar ou tocar. Agora, é preciso conversar eletronicamente com o carro, é preciso conhecer outro idioma, ainda que apenas o básico, precisamos ler e interpretar sinais.

Enfim, a PROFISSÃO REPARADOR AUTOMOTIVO, MUDOU!

Caminhamos para um futuro, onde o passado não pode ser desprezado, o presente passa rápido, e nosso aprendizado segue dia a dia. Bom meu amigo reparador, leitor assíduo, este 20 de dezembro, representa para nossa classe uma história da evolução do setor, e você faz parte desta história.

Para não deixarmos de trazer algo técnico, trazemos mais um episódio, LAND ROVER! Um dos grandes problemas enfrentados, pelos reparadores, é o atendimento a veículos Premium, pois no Brasil, a cultura de não seguir normas e homologações de produtos a serem aplicados, é um desafio a ser enfrentado.

ÓLEO LUBRIFICANTE DA LAND ROVER

Não apenas os veículos Land Rover, ou todas os modelos Premium, hoje temos problemas vivenciados em veículos tidos por populares ou chamado de nacionais, com motores de baixa durabilidade. A causa de forma geral é a aplicação de um lubrificante não homologado e ou fora das normas. A LAND ROVER, enfrenta este problema, pois em muitas vezes, o usuário opta por um lubrificante de baixa qualidade, ou um de menor valor ainda que seja da mesma marca do homologado.

Veículo Land Rover Discovery Sport

 Discovery Sport 2015 2.0 Diesel Duratorq

Lubrificante:

CASTROL EDGE PROFESSIONAL C1 5W-30     
Atende ou excede os seguintes padrões da indústria:
• ACEA C1;
• STJLR.03.5005.

Observe bem esta homologação e especificação do óleo.

Lubrificante:

CASTROL EDGE PROFESSIONAL E 0W-30 Atende ou excede os seguintes padrões da indústria:

  • ACEA C2;
    • STJLR.03.5007

Observe, que a classificação e homologação são diferentes, motores são diferentes.

Estes dois lubrificantes, muitas vezes são aplicados de forma errônea, onde o aplicador para atender exigência do proprietário, por um lubrificante de menor valor, aplica o 5W30 C1. Pois o valor é praticamente 40% menor.

Quais problemas podem causar se não usarmos o óleo lubrificante adequado para a Land Rover?

     • Desgaste prematuro do motor
  • Desgaste da turbina
  • Saturação do filtro de partículas, o DPF

Mas ambos não são homologados para atenderem a LAND ROVER? SIM! 

Porém, motores e tecnologias diferentes. De igual forma, vivenciamos em veículos nacionais como Onix 1.0 12v, Ka 1.0 12v, veículos com correia sincronizadora banhadas em óleo lubrificante. As homologações, normas, devem ser obedecidas criteriosamente para não ocorrer problemas causados por erro de manutenção.

Chegamos ao fim desta edição, desejamos aos nossos leitores, reparadores e amigos, um feliz dia do mecânico, um feliz Natal e um ano novo próspero, que tenhamos um 2024, repleto de trabalho, desenvolvimento e sobretudo, abençoado por DEUS! Até a próxima!

Contato para Treinamentos, palestras técnicas, da General TECH, com o Prof. Leandro Marco 034.3312-2727 ou 34.99886-2728. @generaltechctp, @generaltechad

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

Leia mais notícias da seção Reparação Motos

Leia a seção de curiosidades do mundo da reparação automotiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *