Saiba como aproveitar essa época de pico na reparação e faça sua oficina faturar muito mais com manutenções básicas e revisões
Por Amanda Osti da Silva, da Oficina Inteligente
O pré-carnaval é, sem dúvida, uma das épocas mais agitadas para uma oficina automotiva. Esse é um fato que nós, da Oficina Inteligente, sentimos na pele. Afinal, os anos de relacionamento e observação nos levaram a um preparo redobrado em tecnologia e suporte humano no período para manter o padrão de excelência oferecido aos nossos clientes.
Da mesma forma, todos esses anos de observação pente-fino e aperfeiçoamento nos renderam uma percepção muito clara a respeito do que acelera ou detona o desempenho dos negócios das oficinas automotivas na véspera desse feriado prolongado. Pensando em toda essa bagagem, resolvi selecionar e compartilhar alguns desses insights poderosos para você testar e aplicar na sua oficina. Nossa equipe garante: com estas ações, a dificuldade vira oportunidade.
- Trabalhe com agendamento
Controlar agendamentos parece algo limitante para quem quer lucrar, mas é justamente o contrário. Ao organizar os serviços do mês conforme a capacidade da sua oficina, você não apenas mantém o seu pátio sob controle, mas também se prepara para evitar atrasos e problemas de execução e provisionamento de peças. Como resultado, você não sobrecarrega a sua equipe, otimiza o tempo dos carros no pátio e, assim, consegue atender muito mais clientes e com uma qualidade muito melhor.
Para coroar, o valor agregado com essa prática faz a diferença: você vende cuidado e exclusividade, coisas que com certeza o seu cliente vai valorizar.
- Use o seu histórico a seu favor. Se ainda não tiver um, trate de construi-lo para o ano que vem.
Registrar tudo o que passa pela a sua operação pode ser trabalhoso, mas o resultado desse trabalho de formiga é um tesouro inestimável. Ao revisitar esses dados no ano seguinte, você consegue ter uma visão clara dos acertos e erros das ações realizadas na sua gestão, gerando o aprendizado necessário para o seu serviço ficar ainda melhor. Em outras palavras: você tem uma previsão concreta de tudo o que vai precisar para passar por essa época sem sufoco em relação a peças, gasto de tempo e mobilização de mão de obra.
Para facilitar tanto os registros quanto as análises desse histórico, um sistema ERP, como o da Oficina Inteligente, é essencial. Para além da segurança nos registros, ele possui recursos que traduzem os dados nas informações que você precisa para fazer os provisionamentos necessários.
- Use um CRM
Esta dica, derivada da segunda, facilita imensamente o o trabalho da área de vendas da sua oficina. Ao registrar os dados dos seus clientes em um CRM, você consegue, por exemplo, filtrar a sua base por tempo da última visita e, assim, extrair listagens segmentadas para contatá-los e convidá-los a uma visita de manutenção preventiva.
Pronto para colocar a mão na massa? Daqui, nós desejamos um excelente início de ano e um ótimo pré-carnaval, com muita folia, lucros e sucesso para a sua oficina. Até o próximo mês!
E quando o assunto é sistema para oficinas, sempre é bom lembrar: você pode contar com a Oficina Inteligente .
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo
Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos
Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários
Leia mais notícias da seção Reparação Motos
Leia a seção de curiosidades do mundo da reparação automotiva