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Sua oficina, o seu negócio!

Olá Pessoal, iniciamos mais um ano juntos na caminhada em busca de melhores resultados, que este ano seja repleto de conquistas e satisfação na caminhada.

Todo início de ano é tempo de planejar, tempo de rever o que não deu certo no período passado, tempo de avaliar o que é e não é possível. Ainda acertar para o próximo ano, olhar os números, observar o que pode ser melhorado, quais serão as estratégias para caminhar em busca de novos resultados, esse exercício de reflexão é a base de uma empresa de sucesso.

Sendo assim, a primeira dica com certeza sempre será essa. Mas quero também propor uma reflexão para você que é empresário. Você quem tem a responsabilidade e oportunidade de ter um negócio, sabemos os grandes desafios desta condição, mas entenda, não tem volta, você já entrou no jogo, o juiz deu início na partida agora é jogar e focar na vitória. Entenda, sua oficina é refém de sua visão de negócio, ela poderá lhe entregar resultados nesta exata medida, nada mais e nada menos. Então ampliar sua visão determinará o sucesso desta caminhada.

Neste ano completo 19 anos de experiência de consultoria em oficinas, posso lhe afirmar com toda convicção de quem oportunizou e presenciou o resultado de várias mudanças de mentalidade, acredite entram na sua empresa diariamente várias oportunidades, mas você acaba não conseguindo perceber, pois sua visão de negócios não permite.

Para ser mais específico vou apresentar um exemplo prático, em uma consultoria eu estava avaliando a precificação de serviços, nesta análise foi possível identificar a oportunidade de reajustar 30% o valor dos serviços, mas a resistência do empresário era muito forte, achava que o cliente iria reclamar, perderia cliente e não aceitava a sugestão.

Em determinado momento desta análise, em reunião estratégica solicitei ao vendedor da empresa seu depoimento de como ele percebia a reação do cliente nas apresentações de orçamentos, se havia reclamações sobre valor de serviços, de formar específica e se existia comparação com outras empresas do mercado, foi quando o vendedor virou o jogo, segundo ele, os relatos são apenas positivos, vários clientes elogiando a empresa, afirmando o quanto a empresa é eficiente e diferenciada, resolvem o problema, satisfação em ser cliente, então foi o que bastou para o empresário perceber o valor do negócio, e assim reajustamos o valor da hora e aumentamos o faturamento.

Então foi possível mudar o faturamento da empresa a partir do momento que o empresário começou a enxergar diferente, viu a oportunidade de cobrar o valor justo de um serviço diferenciado que era entregue, sem receio de estar perdendo clientes.

Neste ano foque em melhorar sua visão de negócio, afinal sua oficina é o seu negócio.

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