Em um mercado competitivo como o da reparação de automóveis é fundamental seguir padrões para ser competitivo e atualizado e ter uma oficina com certificações
Por: Edison Ragassi/ Fotos: Divulgação
No Brasil o IQA– Instituto da Qualidade Automotiva foi criado em 1995 por entidades do setor e do governo. Ele é uma organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e disseminação da Qualidade no Setor da Mobilidade, com objetivo de proporcionar mais segurança ao consumidor, a partir de produtos, sistemas, serviços e pessoas com qualidade assegurada através de certificações compulsórias ou voluntárias. É representante de órgãos internacionais, designado pela ANATEL – Agência Nacional de Telecomunicações, pela DFPC – Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (Exército Brasileiro) e acreditado pela CGCRE – Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro como organismo de certificação, promovendo também qualificação de profissionais, conteúdo técnico, inspeções e ensaios de laboratório. A Revista Reparação Automotiva esteve na sede do Instituto em São Paulo, onde Alexandre Xavier, superintendente do IQA, concedeu entrevista exclusiva para explicar como é a atuação da entidade para auxiliar os reparadores automotivos na constante busca pela qualidade dos serviços prestados aos clientes e nas certificações para a oficina. A partir desta Edição, o IQA passa a colaborar com Revista para divulgar as boas práticas que devem ser utilizadas no setor.
Revista Reparação Automotiva: Atualmente quantas certificações o IQA oferece para as oficinas mecânicas e em quais áreas?
Alexandre Xavier: Certificações na área de serviços para oficinas são três tipos: a Certificação de Centro de Reparação que abrange oito escopos distintos (Manutenção e diagnóstico de motor, Transmissão mecânica/automática, Escapamento, Elétrica automotiva, Direção, Ar condicionado, Funilaria e Pintura); a Certificação de Selo Verde, focada em práticas ambientais sustentáveis, e a Certificação de Reparadores Automotivos, que também engloba oito diferentes escopos (Funilaria, Pintura, Freio, Direção, Suspensão, Exaustão, Motores e Retíficas de motores).
R.A: As certificações IQA atendem qualquer tipo de oficina? Quais equipamentos, quantidade de colaboradores mínimo para o IQA implantar certificação?
A.X: Considerando os escopos citados acima, as certificações podem ser consideradas por oficinas de diferentes portes, regiões, níveis de maturidade em sua gestão da qualidade. Quanto ao número de colaboradores, a Certificação de Centro de Reparação exige um mínimo de 5 colaboradores, enquanto as outras certificações (Selo Verde e Certificação de Profissional Reparador) não possuem exigências nesse sentido.
R.A: Quais regiões do Brasil as oficinas mais se preocupam com a certificação e contratam o IQA?
A.X: A região Sudeste, composta pelos estados de SP, RJ, MG e ES, abriga o maior número de oficinas certificadas. No entanto, o IQA certifica atualmente mais de 450 oficinas em todo o Brasil nos escopos de Selo Verde e Centros de Reparação independentes. Caso consideradas as redes de concessionárias, cujos processos de auditoria e/ou certificação incluem suas estruturas para reparação de veículos, esse número quase dobra e engloba todos os Estados da federação.
Falando de Qualidade: o impacto da certificação
Por Alexandre Xavier*
É uma honra para nós, do Instituto da Qualidade Automotiva, compartilhar reflexões sobre qualidade e mobilidade com os leitores da Revista Reparação Automotiva. Convido você a acompanhar a coluna ‘Falando de Qualidade’ ao longo das próximas edições, contribuindo com sugestões e dúvidas relacionadas ao segmento automotivo. A cada artigo, estaremos compartilhando ideias com o propósito de encontrar soluções para os desafios do setor e apresentar melhorias possíveis.
Para iniciar, gostaria de apresentar o IQA: somos uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao desenvolvimento e disseminação da qualidade no setor automotivo. Nosso objetivo é proporcionar maior segurança ao consumidor, garantindo a confiabilidade de produtos, sistemas e pessoas por meio de certificações compulsórias ou voluntárias. Em todo o Brasil, contamos com mais de 150 mil produtos certificados e 2030 empresas certificadas.
Uma certificação é um atestado de conformidade com os requisitos legais de um produto ou serviço, e representa um diferencial que evidencia o comprometimento da empresa com a legalidade e a excelência. Como exemplo, a ISO 9001, principal norma internacional relacionada à gestão de qualidade, é uma das certificações mais procuradas pelos setores diretamente ligados à produção, manufatura e comércio automotivo.
Em apenas um ano, segundo a última pesquisa ISO, mais de 400 mil certificações 9001 foram emitidas para os setores de mobilidade. O número mostra uma preocupação da cadeia automotiva em atender rigorosos padrões de qualidade, aprimorando seus negócios e o fortalecimento da competitividade empresarial.
Ao conquistar uma certificação, a empresa não apenas se destaca no mercado, mas também se encaminha para novas oportunidades de negócio. Além disso, reforça seu compromisso com uma cultura de melhoria contínua que resulta em benefícios duradouros, influenciando positivamente a eficiência operacional, a confiança dos clientes e a posição da empresa.
Atualmente, o IQA possui três certificações para oficina e profissionais da área. A Certificação de Centro de Reparação, a Certificação de Selo Verde e a Certificação de Reparadores Automotivos. Cada uma desempenha um papel crucial no aprimoramento do setor, contribuindo para a segurança do consumidor, a sustentabilidade ambiental e a excelência técnica.
Ao adotar essas certificações, você e o seu negócio reforçam o compromisso com os mais altos padrões de qualidade e contribuem para a construção de um setor automotivo mais confiável e responsável. Este é o caminho distintivo para oficinas mecânicas que buscam se destacar entre as milhares existentes no país.
Continue acompanhando nossa coluna para se aprofundar ainda mais no universo da qualidade automotiva. Estamos sempre abertos a suas dúvidas e sugestões, que podem ser enviadas para imprensa@iqa.org.br.
*Alexandre Xavier é superintendente do IQA – Instituto da Qualidade Automotiva