Conheça a previsão de consumo de demanda de autopeças para automóveis da linha leve e pesada, motos e máquinas agrícolas por estado brasileiro
Por: Sérgio Duque
A informação é ferramenta essencial para gestão de negócios, qualquer que seja ele. Ela reduz a necessidade da intuição e permiti sejam tomadas decisões com bases lógicas e racionais, como o levantamento sobre a demanda de autopeças para 2024.
Com base nesta conscientização, muitas empresas investem em sistemas de informações que facilitam o processo de planejamento e definição de estratégias e planos de ações.
Algumas costumam manter um sistema ativo e constantemente atualizado, obtendo resultados rápidos com apenas um click no botão. E hoje o uso das tecnologias de IA (Inteligência Artificial) estão cada vez mais completos e eficientes para responder a esses questionamentos com rapidez.
Outras, entretanto, ainda passam por processos migratórios na questão do planejamento, dependendo muito ainda da intuição, da informação de boca a boca, do diz que disse e de informes (que é um conceito totalmente diferente de informação).
Para contribuir com os leitores da revista Reparação Automotiva e com assinantes do sistema GeoAfter, nesta edição, oferecemos uma tabela com informações sobre o potencial de demanda de autopeças (em porcentagem) por estado brasileiro, apresentado por segmento da frota: linha geral, linha leve, linha pesada diesel e motos.
Para melhor entender a tabela abaixo, considere uma linha qualquer de autopeças, como por exemplo amortecedores de suspensão. Considere ainda que a demanda calculada deste item será de 15 milhões de unidades em todo o país. Então, no estado do Alagoas a demanda está estimada em 2024 para 151.470 unidades, ou seja, 1,0098% desse total.
No sistema da GeoAfter é possível saber que serão 8 milhões de amortecedores só na linha leve – logo a demanda de amortecedores desse segmento no estado estima-se será de 84.264 peças, ou seja 1,0533% do total.
ÍNDICE % DE DEMANDA DAS AUTOPEÇAS PREVISTO 2024 POR UF | ||||
UF | GERAL | LINHA LEVE | LINHA PESADA | MOTO |
ACRE | 0,2204 | 0,2259 | 0,2441 | 0,2782 |
ALAGOAS | 1,0098 | 1,0533 | 1,0140 | 1,1563 |
AMAPÁ | 0,2109 | 0,2413 | 0,1853 | 0,2725 |
AMAZONAS | 0,8184 | 0,7777 | 0,8591 | 0,8065 |
BAHIA | 4,3139 | 4,1856 | 4,8512 | 4,7862 |
CEARÁ | 2,2565 | 2,4027 | 2,2152 | 2,6939 |
DISTRITO FEDERAL | 2,2018 | 2,4209 | 1,5693 | 2,0907 |
ESPÍRITO SANTO | 1,9175 | 1,8559 | 2,2548 | 2,2782 |
GOIÁS | 4,1063 | 4,0000 | 4,4886 | 3,9021 |
MARANHÃO | 1,4837 | 1,3572 | 1,8287 | 1,7491 |
MATO GROSSO | 2,7253 | 2,0734 | 3,9988 | 2,0362 |
MATO GROSSO DO SUL | 1,6105 | 1,3671 | 2,0853 | 1,6599 |
MINAS GERAIS | 10,8926 | 10,5604 | 11,5014 | 10,7737 |
PARÁ | 2,1958 | 2,3562 | 2,4049 | 3,1384 |
PARAÍBA | 1,3468 | 1,4567 | 1,2538 | 1,5388 |
PARANÁ | 7,7692 | 7,2902 | 8,7338 | 7,9484 |
PERNAMBUCO | 2,4970 | 2,5698 | 2,5922 | 2,8832 |
PIAUÍ | 0,8857 | 0,9014 | 0,9962 | 1,1053 |
RIO DE JANEIRO | 6,6386 | 6,7698 | 5,4425 | 5,7827 |
RIO GRANDE DO NORTE | 1,1097 | 1,1798 | 1,0865 | 1,3138 |
RIO GRANDE DO SUL | 6,9098 | 6,9422 | 6,9481 | 7,6465 |
RONDÔNIA | 0,7581 | 0,6422 | 1,0480 | 0,8869 |
RORAIMA | 0,1967 | 0,1864 | 0,2279 | 0,2382 |
SANTA CATARINA | 5,0514 | 5,0706 | 5,1688 | 5,6522 |
SERGIPE | 0,6671 | 0,6830 | 0,6804 | 0,7634 |
SÃO PAULO | 29,3952 | 30,8139 | 25,1694 | 25,7883 |
TOCANTINS | 0,8115 | 0,6163 | 1,1518 | 0,8304 |
TOTAL BRASIL | 100,0000 | 100,0000 | 100,0000 | 100,0000 |
Para cálculo deste índice o sistema da GeoAfter considera vários fatores diretos de influência no negócio automotivo: frota circulante no estado, consumo de combustível, valores propensos a gastar com serviços e peças, PIB municipal, estrutura de atendimento de serviços automotivos incluindo mecânicos, elétricos e de funilaria, além de classificação com base na principal atividade cadastrada de cada um dos 5567 municípios cadastrados.
Para melhor entender, considere o município de Ribeirão Preto que tem sua principal atividade (não única) no agronegócio com a cultura de cana-de-açúcar. Há um fator que contribui para o cálculo da demanda de peças no município com base na previsão da safra deste produto. Dependendo dessa previsão, a demanda de peças e serviços poderá ser maior ou menor, pois haverá maior ou menor circulação de dinheiro na região. Logo, o resultado da safra de cana é essencial para os negócios desse município. Para outros será a uva, para outros a pecuária de corte, e assim sucessivamente.
Na mesma composição de fatores que contribuem na construção do índice, existe redução da demanda quando o município passa por alguma questão ambiental natural não prevista, como alagamentos, tragédias climáticas, entre outras. Essas ocorrências geralmente fazem com que haja desvio de recursos para recuperação prioritária de outros patrimônios, postergando gastos com reparação ou manutenção preventiva automotiva.
Como melhor utilizar essa informação
O índice calculado de demanda deve ser utilizado como uma ferramenta de inteligência de marketing, para nortear decisões estratégicas da empresa que atua vendendo seus produtos para todo o país.
Os critérios entre institutos que calculam esse índice podem ser diferentes, daí não incomum encontrar variações entre valores estaduais – guardados os limites dessa diferença, que não deve ser muito expressiva. O cálculo da GeoAfter é utilizado há anos por diferentes clientes do setor automotivo, sem desvio percebidos que justificassem qualquer dúvida de valorização.
Esse índice é ideal para:
- Estabelecer metas de vendas regionais;
- Criar um parâmetro de análise comparativa de resultados entre o previsto e o realizado;
- Traçar planos de atuações promocionais mais assertivas;
- Nomear representantes regionais com base em potenciais de mercado, pois muitas vezes uma unidade da federação possui expressivo potencial de demanda e as dimensões de seu território recomendam mais de um representante para atender melhor seus clientes;
- Identificar entre os segmentos (leve, pesado e de motos) quais são mais expressivos na região. Daí a explicação porque o GeoAfter considera também o consumo de combustível regional, já que o veículo pode estar emplacado em um local, mas estar rodando e consumir peças e serviços em outro – comum, por exemplo, na frota de caminhões.
O sistema da GeoAfter possui e oferece acesso ao sistema por município, por microrregião ou por mesorregião, permitindo análises mais detalhadas – inclusive gerenciando a distribuição dos cálculos atendendo pedido de customização dos seus assinantes, fabricantes e especialmente distribuidores que possuem uma quantidade grande de representantes comerciais e desejariam informação mais segura para determinar metas mais justas e equilibradas.