Após a colisão de um veículo, com os airbag disparados, precisamos fazer o reparo, trocando todas as bolsas que foram acionadas, todos os pré-tensionadores que foram acionados, como também outros componentes que sejam de um único uso, mas mesmo assim depois de todas as peças trocadas a luz espia no painel ainda continua acesa.

Quando passamos o scanner percebemos que um código de colisão está presente e todos os outros códigos podem serem apagados, mas o de colisão não é possível apagar na memória do modulo do airbag.

Nessa situação vamos trabalhar com duas possibilidades:
- Primeira
Vamos trocar o módulo do airbag por um novo
Quando compramos um módulo novo, seja ele na concessionária ou em outra Autopeça normalmente a memória do modulo vem sem programação alguma, e essa programação varia de montadora para montadora
- Certas montadoras requerem o número dos chassis
- Outras tem que fazer um alinhamento de proxy
- Outras um tele carregamento online
- Temos também códigos específicos que são gravados dentro do arquivo para que este modulo passe a integrar e se comunicar com o sistema eletrônico do veículo
Essa programação nem sempre é possível fazer com equipamento de Diagnóstico genérico necessitando assim do equipamento original daquela montadora e também de acesso para o tele carregamento online
- Segunda
Fazer o reset do arquivo do modulo original
Nesse caso é necessário a abertura do modulo

Identificar em qual memória ou processador está o arquivo, depois copiar este arquivo do modulo do veículo para pode edita-lo, retirando a parte do crash e gravar novamente na memória, montar o modulo para depois recoloca-lo no veiculo
Nesta forma requer:
- Um programador de memória mais simples quando é eprom e mais complexo quando é processador
- Um jogo de arquivos Crash e Clean do mesmo código do modulo para servir de base para edição
- Um programa de comparação e edição de arquivo
Sempre aconselhamos a editar o arquivo original que está no veículo pois hoje em dia o mesmo modulo com o mesmo código de peça vem montado em veículos básicos, intermediários e completos porem o arquivo que está dentro é especifico para os equipamentos que está montado naquele veiculo

Marcio Ferreira, formado em contabilidade, especialista na marca Ford e atuante no setor automotivo há 4 décadas com ênfase na área eletrônica. Sócio proprietário da Ecumix Solutions e professor em cursos on-line e presencial de reparo de módulos. www.ecumix.com.br / Siga a ECUMIX no Instagram
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