Você critica a burocracia, mas muitas vezes é ela quem tem salva, essa é uma grande verdade inconveniente para muitos empresários do setor de reparação automotiva.
Olá Pessoal, nesta nova série de dicas meu alvo é você empresário, que já iniciou a caminhada de empreender ou você que quer se preparar para ter seu próprio negócio. Meu objetivo nas dicas é falar verdades desconfortáveis, para você enxergar a realidade no dia a dia e sobre quem você precisa ser, para se tornar um empresário bem sucedido.
Você critica a burocracia, mas muitas vezes é ela quem tem salva, essa é uma grande verdade inconveniente para muitos empresários do setor de reparação automotiva. Atuando como consultor empresarial há mais de 19 anos, já presenciei muita rejeição de empresários em relação aos processos burocráticos. Na maioria das vezes entendem a importância e o resultado que o processo irá gerar, porém a implementação de um processo não depende apenas da consciência dos indivíduos, mas do comprometimento, administração de hábitos e atitudes, e claro praticar a humildade em reconhecer o erro quando ocorrer. Outro fator que é uma barreira na implementação de processos, é o excesso de liberdade e autonomia do empresário, acredite existe um desgaste enorme nas consultorias em convencer a equipe a manter o foco na mudança, pois a influência negativa do empresário burlando o processo, esquecendo e não reconhecendo a importância, tem um efeito contagiante em toda equipe, e a liderança ou empresário não estando comprometido ao extremo é muito mais difícil. Você empresário deve sim ser um exemplo, isso não significar ser perfeito, mas estar comprometido com a perfeição, você vai errar assim como todos da equipe poderão, mas sua atitude perante o erro fará toda a diferença. Minha sugestão para todo empresário é ter clareza sobre sua posição em cada momento. Por exemplo, no momento que estiver atendendo um cliente, deverá ter a postura de um excelente vendedor de acordo com os critérios, procedimentos e instruções que a sua empresa definir, pois naquele momento, você não é o diretor da empresa, mas sim o vendedor, então haja como tal.

Para ficar mais claro, um procedimento burocrático no processo de vendas é apresentação e negociação de orçamento, ou seja, antes de iniciar a execução de uma manutenção precisa existir a aprovação do cliente e definir como ele irá pagar, no ato da retirada do veículo, caso seu vendedor esqueça de negociar com o cliente, e no ato da retirada do veículo o cliente informar que não tem dinheiro agora e que no próximo mês voltará para pagar, isso aumenta a chance de inadimplência, isso é correto com sua empresa? Caso o cliente não volte mais e não pague, o que você diria para seu vendedor? É sobre isso que me refiro, você também deve respeitar a sua empresa, quando falamos sobre executar processos internos você precisa esquecer que é o dono da empresa, sinta-se um colaborador da equipe, assim poderá obter mais sucesso nas mudanças necessárias. Uma empresa não precisa ter pessoas perfeitas, nunca terá, é preciso ter pessoas comprometidas com a perfeição, assim haverá consciência para melhoria contínua e crescimento para empresa e equipe, e nunca se esqueça empresário, você faz parte da equipe.
Quer receber mais dicas sobre gestão de oficinas se inscreva no YouTube e siga nas redes sociais Facebook e Instagram Rodimar Marchiori.

Receba todas as notícias da Revista Reparação Automotiva no seu WhatsApp
Leia os artigos dos Especialistas da Reparação
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva
Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In
Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram
Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook
Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva
Veja mais notícias do mercado automotivo