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Diferenças entre os tipos de bobinas de ignição

As bobinas de ignição são classificadas de acordo com o acionamento e o formato. Uma bobina inadequada pode aumentar o consumo de combustível

A principal finalidade de uma bobina no sistema de ignição de um veículo é transformar a tensão do sistema em alta tensão, que pode atingir até 45.000 volts, por sua vez, as bobinas são classificadas de acordo com o acionamento e o formato. A instalação de uma bobina inadequada ou de baixa qualidade pode resultar em aumento do consumo de combustível, dificuldade na partida do motor, falhas no funcionamento e até danos ao sistema elétrico e eletrônico do veículo. Para evitar esses problemas, a NGK, marca da Niterra, especializada em componentes para sistemas de ignição, explica como escolher as bobinas corretas para os veículos.

1- Bobinas com módulo de ignição acoplado: O módulo de injeção envia um sinal eletrônico para a bobina, e o módulo da bobina aciona o circuito de carregamento.

2- Bobinas sem módulo de ignição acoplado: O carregamento é realizado diretamente pelo módulo de injeção.

3- Bobinas de formato individual: Cada cilindro possui uma bobina própria, que pode estar acoplada diretamente à vela de ignição ou conectada por um cabo.

4- Bobinas tipo bloco: Podem conter uma ou mais bobinas no mesmo corpo, sendo individuais ou duplas, quando duplas, possuem duas saídas para alimentar dois cilindros gêmeos, aqueles que sobem sempre juntos, porém em fases distintas, um em fase de compressão e outro em fases de escapamento.

https://bit.ly/45C6CuZ

“As bobinas são projetadas levando em conta as especificações únicas de cada motor e são submetidas a testes rigorosos de engenharia. Por isso, é recomendado evitar adaptações”, explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra. “Ao optar por uma nova bobina de ignição, devemos considerar os requisitos técnicos e as características de projeto. Modificações ou adaptações sem um entendimento detalhado podem causar problemas, como a diminuição da durabilidade da bobina, aumento no consumo de combustível e danos a outros componentes”.

Manutenção para preservar a vida útil das bobinas de ignição Com a crescente demanda por redução de emissões de poluentes, os sistemas de ignição têm evoluído significativamente, destacando-se o uso de velas de metais nobres, como irídio e platina, além de bobinas individuais por cilindro e bobinas de alta energia, que promovem uma queima mais eficiente do combustível. 

Mesmo com esses avanços, a manutenção adequada dos componentes do sistema de ignição, especialmente das velas de ignição, é essencial para garantir sua longevidade. Velas desgastadas exigem maior tensão para gerar a centelha, aumentando o estresse sobre as bobinas e reduzindo sua vida útil. Na reposição dessas peças, a NGK oferece um catálogo eletrônico e um aplicativo para celulares, facilitando a identificação da aplicação correta das bobinas de ignição. 

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