Combustível ruim, será que estão forçando a eletromobilidade?

Olá, amigo reparador, seja bem vindo a mais uma edição da Revista Reparação Automotiva, destacamos  nesta edição, um tema polêmico: ELETROMOBILIDADE FORÇADA!

Desde o início da eletromobilidade e com achegada dos veículos elétricos, temos em vários canais, debates e comentários. Aqueles que defendem a mudança para veículos elétricos, os que são contra e os que não opinam.

Pois bem, uma coisa é certa, sempre temos visto, lido, debatido, sobre algo assustador, a má qualidade dos combustíveis nos postos.

Se fizermos uma pesquisa rápida, encontramos inúmeros casos de danos causados por combustíveis de baixa qualidade, bem como vários casos de veículos elétricos apresentando defeitos e incendiando.

Afinal, “Será que estão forçando a eletromobilidade no Brasil?”

Por que faço esta pergunta? Porque, a cada dia recebemos veículos com danos terríveis pela má qualidade dos combustíveis, ou adulteração, e quando lemos notícias como:

  • Governo Federal, inviabiliza a fiscalização da qualidade dos combustíveis.
  • Senado aprova o aumento de percentual de etanol na gasolina para 35%.
  • Aumento de biodiesel no Diesel.

O que vemos na prática:

eletromobilidade

 Painel de Instrumentos do Discovery Sport 2020

A mensagem de aviso no painel de instrumentos do Discovery Sport, apareceu após um abastecimento e rodar 28 km, o veículo perdeu força, apresentou barulho estranho e muita fumaça no escapamento.

Ao realizar o diagnóstico, encontramos excesso de óleo diesel no lubrificante do motor, bicos e turbina danificados.

Presença de óleo na linha de pressão, na linha de turbina também:

Conforme treinamento realizado através de um distribuidor da Master POWER Turbos, em São Marcos (RS), com o especialista e professor Márcio Cattani, a contaminação do lubrificante, danifica o turbo internamente, o que provoca vazamento de óleo lubrificante pelos dois lados do conjunto turbo compressor.

Treinamento onde nós da Associação dos Mecânicos Premium do Brasil, tivemos a oportunidade de acrescentar muito conhecimento em nosso portifólio de atendimento e diagnóstico automotivo.

Muito bem, veja o resultado do dano causado pelo diesel sem controle de combustível:

Pode ser observado marcas de desgastes no eixo do conjunto central do turbo, devido a falha de lubrificação com a contaminação de diesel no óleo lubrificante.

Porém, não é só o diesel que foi alterado, temos o etanol e a gasolina, trago para você reparador e entusiasta do setor automotivo. Um VW Nivus que teve o motor com apenas 33 mil km, afetado devido ao excesso de água no etanol.

Este veículo teve o cabeçote afetado, assim como os bicos injetores, o que causou mau funcionamento ao motor.

Este caso, postei vídeos no TikTok e no Instagram (@profleandromarco), onde surgiu muitas indagações, por que apenas as válvulas de admissão corroeram, se tem matérias diferentes?

Bom, é preciso entender a construção do motor TSI, onde os injetores de injeção direta ficam entre as válvulas de admissão, assim a alta pressão de combustível injetada, com excesso de água, forma a mistura do ar que entra por elas e causam danos.

Por fim, recebemos um Troller 2021, que após abastecer com diesel adulterado, danificou a bomba de combustível, filtro de diesel e bicos injetores.

 A imagem acima, retirada de um vídeo que postei no nosso Instagram.

Então, voltamos a nosso tema:

O combustível ruim, eliminando a fiscalização, aumentando os percentuais, agregando a falta de caráter comercial, “Será que estão forçando a eletromobilidade?”

Deixo com você a resposta, acesse a revista online e comente, bem como em nossos canais e mídias sociais. Até a próxima!

Continue conosco, nas mídias sociais: @profleandromarco, @generaltechctp. Até a próxima!

Contato para Treinamentos, palestras técnicas, da General TECH, com o Prof. Leandro Marco 034.3312-2727 ou 34.99886-2728. @generaltechctp, @generaltechad

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