Gestão de pátio: Descubra pontos de atenção e elimine obstáculos para a sua empresa crescer
Ao fazer um pente fino na gestão da oficina, a gestão de pátio costuma ficar em segundo plano na cabeça de muitos gestores. Isso tem um motivo: um pensamento muito presente no mundo da reparação.
Por Cesar Coimbra, da Oficina Inteligente
De acordo com esse pensamento, basicamente duas ações bastam para o bom funcionamento de um pátio: enchê-lo de carros e cumprir os prazos de entrega para cada um deles. Ele, porém, deixa de fora algumas nuances que, se trabalhadas, poderiam eliminar problemas de produtividade ou até mesmo garantir lucros maiores para a oficina.
É justamente sobre essas nuances que vou falar neste artigo. Com base nelas, pretendo expor uma estratégia de três passos simples para que elas passem a fazer parte da sua rotina de gestão de pátio, garantindo otimização, lucro e crescimento da sua oficina.
A gestão de pátio e o seu modelo de negócio
O primeiro ponto de atenção parece óbvio a princípio, mas décadas na reparação me mostraram que, na busca pelo crescimento da oficina, não são poucos os empresários que se perdem em relação ao seu modelo e objetivos de negócio. E isso, como vamos ver, reflete diretamente no pátio da oficina.
Por mais que as tendências de mercado apontem para a necessidade de diferenciação e especialização, ainda é muito forte o pensamento de que uma oficina boa é aquela que atende de tudo: qualquer modelo de carro, com qualquer defeito, em qualquer situação e a qualquer momento.
Porém, abraçar o mundo traz efeitos bastante negativos para o pátio da oficina. Um exemplo claro é que fica muito mais difícil conciliar um fluxo de serviços agendados de manutenção preventiva e uma demanda por consertos emergenciais quando você promove esses dois tipos de atendimento na sua oficina.
Neste caso, a consequência é clara: otimizar o fluxo de serviços fica quase impossível. E isso, além dos eventuais atrasos e problemas de organização, traz outro desdobramento menos evidente: você perde chances de avaliar com mais precisão seu tempo médio de serviço e, assim, implantar técnicas e estratégias que permitem o pátio da oficina receber mais carros – e, consequentemente, faturar mais.
Dessa forma, definir com clareza a sua linha de negócio e dizer não para o que não se encaixa nela é o ponto de partida para você ter um olhar muito mais preciso sobre a dinâmica do seu pátio, bem como sobre o que funciona e o que não funciona para ele.
Benchmarking e a gestão de pátio da sua oficina
Uma vez claros o modelo e objetivos da sua oficina, fica muito mais fácil correr atrás de estratégias e técnicas alinhadas com a realidade dela. E isso pode ser feito através da análise da concorrência (ou benchmarking) – principalmente porque o autoconhecimento permite saber quem é de fato o seu concorrente. Isso traz um poder de análise muito mais eficiente, impedindo que você saia implantando (e perdendo tempo e dinheiro com) técnicas de produtividade que não combinam com o dia a dia do seu pátio.
Quando eu falo em concorrência, não me refiro apenas àquela oficina do seu bairro que também conserta o mesmo tipo de carro que você. Ela também pode envolver aquelas oficinas que, embora também tenham a mesma especialização, atuam em outra localidade e não brigam pelo mesmo público que o seu. E é com elas que você pode ter as melhores trocas de informação para turbinar a sua gestão de pátio.
Dessa forma, eu sempre reforço a importância dos grupos de WhatsApp para esse tipo de conversa. Com eles, é possível compartilhar experiências de técnicas e estratégias de gestão de pátio que funcionaram ou não aplicadas por oficinas com o mesmo perfil da sua, assim trazendo decisões com muito mais segurança e validação para a realidade do seu negócio.
Gestão de pátio, tempo e equipe: tudo junto e ao mesmo tempo
Para colocar em prática todas as ideias que você coletou, é essencial que você tenha um profundo conhecimento da sua equipe e do que ela é capaz de fazer. Dessa forma, você consegue distribuir tarefas e determinar prazos de execução de uma forma muito mais eficiente. Isso, por sua vez, garante um fluxo de pátio mais dinâmico, evitando carros parados e liberando espaço para novos clientes.
Isso é possível não só através da observação da sua equipe, das habilidades de cada um e do acúmulo de bagagem técnica. Hoje em dia, temos uma ampla gama de ferramentas que ajudam não só no cálculo do tempo para realização de serviço, mas também para manter o time alinhado e produtivo nas entregas da forma que mais faz sentido para a sua empresa.
Por fim, nunca é demais dizer que treinamentos e incentivo continuam sendo as melhores ferramentas de otimização e aceleração do seu pátio. Neste último, vale tudo: comissionamento, dia de folga, churrasco de fim de mês… o importante é que ele funcione para a realidade do seu negócio e do seu time.
Como a Oficina Inteligente acelera a sua gestão de pátio
Pensando na importância que uma boa gestão de pátio traz para os lucros da oficina, o sistema Oficina Inteligente possui uma série de recursos que potencializam a produtividade e o fluxo de veículos.
Um dos mais procurados pelos clientes é o nosso recurso de gestão à vista, que permite uma exibição com etapas personalizáveis na tela da TV.
Além dele, nosso produto conta também com diversas ferramentas de gestão de equipe, garantindo uma visão precisa da produtividade dos funcionários e, consequentemente, informações precisas para a gestão de tempo, capacitação e premiação da sua equipe.
Para finalizar, reforço novamente que é essencial que tudo o que você implemente para o seu pátio esteja alinhado com o seu modelo de negócio. Para isso, meu time comercial está pronto para entender as suas necessidades e direcionar você para a escolha certa para transformar a sua gestão.
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