Quando um veículo passa por diversas oficinas, surgem muitas dúvidas sobre a viabilidade de reparo e o custo-benefício. Neste artigo, compartilho a experiência de um caso que chegou à Tecnocar em novembro do ano passado. O veículo em questão era um Mercedes C300, que foi trazido por guincho para nossa oficina. Vamos entender melhor o processo e os desafios que envolvem o reparo de veículos com histórico de várias oficinas.
O processo de reparo de veículos com histórico de várias oficinas: Como atuamos
O cliente nos procurou após o veículo passar por três oficinas diferentes, a cerca de 550 km de distância. O primeiro diagnóstico apontou avarias em vários módulos (como o módulo de motor, EKP, estacionamento, banco, entre outros), e, após passar por outras duas empresas, o chicote também foi condenado. Quando o cliente chegou até nós, já havia recorrido a uma concessionária Mercedes, que indicou nossa oficina para um diagnóstico mais detalhado.

Como fazemos o diagnóstico na Tecnocar
Na Tecnocar, nossa abordagem para veículos com múltiplos diagnósticos envolve uma comunicação clara e objetiva com o cliente. Informamos previamente o custo das 10 horas iniciais de serviço para diagnóstico, com a possibilidade de dar início aos reparos somente após a aprovação do orçamento, o que geralmente acontece após a análise detalhada do veículo. No caso desse Mercedes C300, o diagnóstico completo foi iniciado no final de fevereiro, após uma espera para encaixar o veículo em nossa agenda.
O processo de reparo e o desafio do diagnóstico técnico
Após as 10 horas de diagnóstico, conseguimos identificar que o defeito inicial estava no módulo de carroceria traseiro, que havia sido danificado por líquido. A partir daí, foram encontrados outros problemas, como a queima do módulo EKP (bomba do tanque) e do módulo de estacionamento. A troca do módulo de banco do passageiro também foi necessária. Ao final, o veículo estava quase sem avarias, mas o arranque ainda não estava funcionando.
A pesquisa no diagrama elétrico revelou que um relé eletrônico da bateria não estava funcionando, e um fusível queimado foi identificado. Após a substituição, o veículo iniciou. No entanto, a tela da mídia também estava com defeito, e um fusível queimado foi a causa. Assim, finalizamos o diagnóstico inicial.

Quanto tempo leva para realizar o diagnóstico e reparo?
Embora o tempo de reparo varie, com base nas avarias encontradas, podemos afirmar que, com boas informações técnicas e a equipe qualificada, o diagnóstico inicial de todos os problemas foi realizado em cerca de 4 horas, considerando que já haviam sido cobradas as 10 horas iniciais de serviço.
Orçamento final e conclusão
O orçamento final incluiu a recuperação do módulo, a troca de fusíveis, o módulo do banco, a revisão completa do veículo (óleo, filtros, fluídos de freio, etc.), além da programação online e mão de obra adicional. No total, o reparo foi feito com as horas de diagnóstico já cobradas.
A importância da valorização do conhecimento técnico
Não há desafio impossível quando se tem o conhecimento técnico adequado. Em nossa experiência, a implementação de processos bem estruturados e a valorização do diagnóstico inicial são fundamentais para a rentabilidade, especialmente em casos como este, onde o veículo tem um histórico de múltiplas oficinas.
Na Tecnocar, sabemos que veículos com histórico de várias oficinas exigem mais do que apenas reparo; requerem uma análise técnica precisa e estratégica para garantir que o cliente tenha um serviço de qualidade, sem surpresas. Isso é o que nos permite fazer a diferença.
