Modelos das TRANSMISSÕES FORD HÍBRIDAS como Explorer, Lincoln Aviator e a picape F-150 Lightning ganharam sistema híbrido de propulsão com motor a combustão e elétrico.
A Ford tem investido fortemente no desenvolvimento de veículos elétricos e híbridos. Modelos como o Mustang Mach-E e a Ford F-150 Lightning alcançaram grande sucesso globalmente. Na categoria de híbridos, a marca lançou opções como Explorer, Lincoln Aviator e F-150 Híbrida.
Nesta matéria, exploramos as características da transmissão mais utilizada nesses modelos: a 10R80 Transmissão Modular Híbrida (MHT). Desenvolvida pela Schaeffler Corporation, essa transmissão combina robustez e tecnologia avançada. (Figura 1).

Funcionamento das TRANSMISSÕES FORD HÍBRIDAS
A transmissão 10R80MHT possui um eixo de entrada conectado ao volante de motor de dupla massa. Esse eixo aciona a Embreagem de Desligamento do Motor (EDC), que é ativada hidraulicamente por uma bomba auxiliar. (Figura 2).

Quando a EDC está ativada, o conversor de torque se conecta ao motor a combustão. Caso o motor não esteja funcionando, a bomba desativa a EDC, permitindo que o conversor de torque opere apenas com o motor elétrico de 35kW (aproximadamente 47 HP).
A transmissão híbrida opera em três modos:
- Modo elétrico puro: O motor elétrico aciona o conversor de torque.
- Modo combustão interna: A EDC aciona o conversor de torque.
- Modo combinado: Ambos os motores trabalham em conjunto.
Os principais componentes incluem:
- Embreagem de desligamento do motor (EDC), armadura e conversor de torque (Figura 3).
- Resolver – sensor de rotação do motor (Figura 4 e 5).



EDC – Embreagem de Desligamento do Motor
A EDC é composta por pistão hidráulico, pistão balanceador e conjunto de molas de retorno. Sua composição inclui quatro discos revestidos e quatro discos de aço. (Figura 6).

Sistema de Arrefecimento
Motores elétricos geram calor significativo sob carga. Para evitar superaquecimento, um tubo conduz fluido de resfriamento da bomba auxiliar para o motor de tração híbrido, distribuindo o líquido por meio de um injetor plástico. (Figura 7).

Manutenção e Diagnóstico das TRANSMISSÕES FORD HÍBRIDAS
A instalação inadequada de retentores pode causar falha da EDC e superaquecimento. O retentor da bomba principal e o da bomba auxiliar devem ser checados. (Figura 8).

Modo de Diagnóstico de Funcionamento do Motor Ao realizar serviços na transmissão 10R80MHT, o motor precisa estar no modo de diagnóstico:
- Conectar o scanner e elevar o veículo.
- Alternar a alavanca de marchas entre todas as posições por 5 segundos cada, retornando para PARK.
- Com o motor ligado, pressionar simultaneamente os pedais de freio e acelerador por 5 segundos.
- Soltar os pedais e pressionar o botão de ignição.
- Pressionar novamente os pedais de freio e acelerador por mais 5 segundos.
O símbolo “READY TO DRIVE” ou “DRIVE” piscará no painel, indicando que o modo de diagnóstico está ativo. Agora, é possível verificar o fluido pelo visor lateral da transmissão. (Figura 9).

Conclusão
A transmissão híbrida 10R80MHT já está presente em vários modelos Ford e, em breve, será uma frequente nas oficinas especializadas. Compreender seu funcionamento é essencial para realizar diagnósticos e manutenções precisas. O avanço da tecnologia exige atualização constante dos reparadores, garantindo um serviço eficiente e de qualidade.

Receba todas as notícias da Revista Reparação Automotiva no seu WhatsApp
Leia os artigos dos Especialistas da Reparação
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva