Apesar da retração econômica, a produção e o comércio de veículos pesados: ônibus, caminhões e máquinas agrícolas alcançou bons resultados
Por: Sergio Duque/ Fotos: Divulgação
O mercado de caminhões no Brasil enfrentou desafios significativos em 2023, mas registrou recuperação conforme dados da Fenabrave divulgados no relatório final de emplacamentos do ano passado.
Segundo a entidade, de janeiro a dezembro de 2024 foram emplacadas mais de 122 mil novas unidades.
Se o ano de 2023 foi marcado pela introdução de novas tecnologias nos caminhões, o que acarretou um aumento de até 30% no preço desses veículos, desafiando ainda mais o mercado em um contexto de retração econômica, em 2024 uma retomada de atividades econômicas, aliada a expectativas de crescimento do agronegócio, motivou investimentos na renovação da frota por parte de empresários, que ainda compartilhavam da oportunidade de contar com os juros altos, porém menos abusivos.
Esse quadro geral permitiu resultados positivos de vendas, combinando com as recentes análises da Anfavea que indicavam um crescimento de 15% na venda de caminhões até o fim do ano, puxado principalmente pela venda de caminhões pesados que vão atuar, majoritariamente, no agronegócio.
O agronegócio
Não há como falar do mercado de caminhões no Brasil em 2024, sem mencionar a importância do agronegócio e toda a relevância que esse mercado traz para o aquecimento na venda dos extrapesados.
Afinal, o agronegócio brasileiro é um dos pilares da economia do país. Sozinho, desempenha um papel crucial no aumento da venda de caminhões e máquinas agrícolas, impulsionado por um crescimento robusto de 11,3% no seu Produto Interno Bruto (PIB). Essa expansão significativa do setor agrícola gera impacto direto na demanda por veículos de transporte.
Emplacamento de caminhões e ônibus em 2024
![]() | Houve uma forte retomada na produção de caminhões em 2024 que, segundo a ANFAVEA, subiu 40,5% em relação ao ano anterior, impulsionada por uma expansão na concessão de crédito para veículos de forma geral. A marca mais emplacada de caminhões em 2024 foi a Volkswagen Trucks & Bus, predominante nos segmentos leve e médio. Já a Volvo Trucks é líder de emplacamento nos segmentos semipesados e pesados, com acumulado de emplacamento de 23.180 unidades. Por sua vez, a Mercedes-Benz segue na vice-liderança do total emplacado, com modelos dos segmentos leves e semileves mais representativos nos negócios da montadora, com destaque do Acello 1017, entre os médios e o Atego 1719, entre os semipesados. A DAF continua em crescente desenvolvimento de mercado, destacando-se na linha de semipesados e pesados. Foram emplacadas 9.624 unidades da marca em 2024. | |
Também no segmento de ônibus observou-se uma forte expansão na produção, que atingiu +34,7% em relação ao ano de 2023. Mercedes-Benz é a marca predominante de emplacamento, seguida pela Volkswagen Truck & Bus. A Marcopolo, montadora especializada em encarroçamento de ônibus, é representativa entre as marcas e monta veículos com chassis aplicados em vários segmentos, desde micro, urbanos e rodoviários. Iveco, Scania e Volvo seguem atuantes no segmento de ônibus. | ![]() | |
Para 2025 a ANFAVEA projeta emplacamento de 149,2 mil unidades de comerciais pesados no país, mas torce para que esse quadro não se reverta por desestímulo no financiamento oferecidos por conta da alta da taxa de juros e a persistente desvalorização do câmbio. Ao contrário da venda de segmentos de veículos leves, caminhões e ônibus dependem essencialmente de financiamento para concretização de negócios, daí a importância de medidas e programas de incentivo.
O problema é que nem todas as montadoras conseguirão responder ao volume de demanda que se possa gerar, especialmente para atender a o transporte da safra agrícola que está por chegar.
Idade Média da Frota Comercial Pesada
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AGRISHOW 2025
A Agrishow 2025, maior feira de tecnologia para o Agronegócio na América Latina, evento programado entre os dias 28 de abril e 2 de maio, deverá movimentar R$ 500 milhões o que promete impulsionar a economia de Ribeirão Preto (SP), com hospedagem, transporte, alimentação, comércio e entretenimento.
João Marchesan, presidente da feira desde 2023, destaca que, “a Agrishow reflete a força do agronegócio brasileiro e movimenta diversas atividades econômicas. Mas seu alcance vai muito além da região de Ribeirão Preto, pois impulsiona investimentos no setor e fortalece conexões entre empresas e produtores. A feira é uma vitrine global das inovações tecnológicas e soluções para o agronegócio, reforçando a capacidade do Brasil de produzir com mais eficiência e sustentabilidade”.

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