Cresce o número de consumidores que buscam equipar carros novos e usados. No Brasil, esse setor movimenta mais de R$ 11 bilhões em acessórios automotivos
Por: Sérgio Duque
Conforto, qualidade, segurança e esportividade são características que influenciam a escolha do modelo e da marca do veículo. Atualmente, a maioria dos consumidores que adquirem um carro novo já entra na concessionária à procura de diferenciais — não mais apenas do ar-condicionado ou direção assistida, itens que agora fazem parte de quase todos os modelos, até mesmo os de entrada. O foco está em detalhes que podem “encantar”, facilitar a vida e influenciar a decisão de compra.
É nesse contexto que surge o mercado de acessórios automotivos, que segue em constante crescimento, com grandes montadoras investindo em veículos mais equipados diretamente na linha de montagem. Estima-se que, anualmente, o mercado de acessórios movimenta cerca de R$ 11,7 bilhões, abrangendo automóveis e comerciais leves.
Existem diversos acessórios disponíveis, como sistemas de navegação, alarmes, vidros e travas elétricas e multimídias, que não estão presentes nos modelos básicos. Contudo, eles podem ser adicionados como opcionais, tornando os veículos ainda mais completos, oferecendo diferenciais importantes em relação aos concorrentes. O custo desses acessórios também se tornou mais acessível, justificando o investimento.
O desafio está em entender quais acessórios são considerados imprescindíveis e onde adquiri-los: na concessionária (no momento da compra do carro novo) ou em lojas especializadas, o que permite explorar mais opções e oportunidades.
A Audatec Marketing realizou uma pesquisa sobre o mercado de acessórios automotivos, a pedido de uma associação de marcas de montadoras, para avaliar o comportamento de compra e a escolha de itens específicos. Abaixo estão alguns pontos de destaque registrados na pesquisa:
O que os consumidores fazem com os acessórios ao trocar de carro?
- 4,5% Retira tudo o que é possível para aproveitar no novo veículo.
- 55,2% Deixa tudo no veículo que está trocando.
- 17,9% Retira apenas o som e multimídia, deixando o restante. Às vezes, retira os falantes.
- 22,4% Retira itens mais caros, mas deixa os de menor valor.
Percepção sobre a importância de certos acessórios
Acessório | MI (%) | IMP (%) | IND (%) | DISP (%) |
---|---|---|---|---|
Central multimídia | 21 | 41 | 31 | 7 |
Computador de bordo | 15 | 53 | 27 | 5 |
Som simples | 16 | 33 | 38 | 13 |
Navegador GPS (rastreador) | 25 | 39 | 25 | 11 |
Sensor de estacionamento | 26 | 43 | 20 | 11 |
Insulfilme (película) | 41 | 38 | 11 | 10 |
Amplificadores de som | 16 | 37 | 37 | 10 |
Alto-falantes | 35 | 37 | 24 | 14 |
Alarmes | 72 | 21 | 5 | 2 |
Câmaras de ré | 20 | 41 | 60 | 10 |
Dispositivo antifurto de rodas | 11 | 46 | 36 | 7 |
Farol de neblina | 30 | 44 | 23 | 3 |
Jogo de rodas esportivas | 16 | 30 | 44 | 10 |
Bancos de couro | 13 | 28 | 39 | 20 |
Protetor de cárter | 44 | 38 | 16 | 2 |
Calhas de chuva | 5 | 30 | 34 | 31 |
Bagageiro de teto | 2 | 5 | 49 | 44 |
Frisos laterais | 8 | 23 | 44 | 25 |
Lâmpadas efeito xênon | 8 | 21 | 44 | 26 |
Buzinas especiais | 5 | 5 | 38 | 52 |
Envelopamento do veículo | 0 | 8 | 21 | 70 |
Legenda:
- MI – Muito importante
- IMP – Importante
- IND – Indispensável
- DISP – Dispensável
Preferência por local de compra e instalação dos acessórios
- 34,5% Em lojas especializadas que vendem e instalam
- 22,0% Consulto e compro via internet, depois mando instalar
- 14,9% Na concessionária, incluindo o custo no financiamento do veículo novo
- 11,2% Qualquer alternativa, desde que encontre o melhor preço
- 8,4% Sempre compro na concessionária
- 6,5% Compro em loja ou internet e instalo eu mesmo
- 2,5% Outra situação
Atributos mais valorizados na escolha do local de compra e instalação
Atributo | MI (%) | IMP (%) | IND (%) | POU (%) |
---|---|---|---|---|
Preço da marca | 41 | 48 | 9 | 2 |
Preço no ponto de compra e instalação | 38 | 43 | 17 | 2 |
Marca do acessório | 29 | 53 | 17 | 0 |
Qualidade | 71 | 28 | 2 | 0 |
Durabilidade | 71 | 29 | 0 | 0 |
Conforto e atendimento | 29 | 45 | 26 | 0 |
Condições de pagamento/financiamento | 50 | 40 | 7 | 3 |
Garantia | 67 | 33 | 0 | 0 |
Variedade de ofertas e modelos | 24 | 53 |
Conclusões parciais do estudo
- O mercado de acessórios automotivos é promissor e oferece boas oportunidades para distribuidores de peças.
- O setor cresce proporcionalmente ao aumento da frota de veículos novos no Brasil.
- Os consumidores não são influenciados por marcas, mas valorizam preço, qualidade e durabilidade.
- Lojistas independentes não veem as concessionárias como concorrentes significativas.
- A percepção é de que acessórios vendidos em concessionárias são mais caros do que os de lojas independentes.
- Compras online, seguidas de instalação em local escolhido, continuam com grande tendência de crescimento.
Receba todas as notícias da Revista Reparação Automotiva no seu WhatsApp
Leia os artigos dos Especialistas da Reparação
Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva
Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube
Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva
Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva