Mercado de Acessórios Automotivos

Cresce o número de consumidores que buscam equipar carros novos e usados. No Brasil, esse setor movimenta mais de R$ 11 bilhões em acessórios automotivos

Por: Sérgio Duque

Conforto, qualidade, segurança e esportividade são características que influenciam a escolha do modelo e da marca do veículo. Atualmente, a maioria dos consumidores que adquirem um carro novo já entra na concessionária à procura de diferenciais — não mais apenas do ar-condicionado ou direção assistida, itens que agora fazem parte de quase todos os modelos, até mesmo os de entrada. O foco está em detalhes que podem “encantar”, facilitar a vida e influenciar a decisão de compra.

É nesse contexto que surge o mercado de acessórios automotivos, que segue em constante crescimento, com grandes montadoras investindo em veículos mais equipados diretamente na linha de montagem. Estima-se que, anualmente, o mercado de acessórios movimenta cerca de R$ 11,7 bilhões, abrangendo automóveis e comerciais leves.

Existem diversos acessórios disponíveis, como sistemas de navegação, alarmes, vidros e travas elétricas e multimídias, que não estão presentes nos modelos básicos. Contudo, eles podem ser adicionados como opcionais, tornando os veículos ainda mais completos, oferecendo diferenciais importantes em relação aos concorrentes. O custo desses acessórios também se tornou mais acessível, justificando o investimento.

O desafio está em entender quais acessórios são considerados imprescindíveis e onde adquiri-los: na concessionária (no momento da compra do carro novo) ou em lojas especializadas, o que permite explorar mais opções e oportunidades.

A Audatec Marketing realizou uma pesquisa sobre o mercado de acessórios automotivos, a pedido de uma associação de marcas de montadoras, para avaliar o comportamento de compra e a escolha de itens específicos. Abaixo estão alguns pontos de destaque registrados na pesquisa:


O que os consumidores fazem com os acessórios ao trocar de carro?

  • 4,5% Retira tudo o que é possível para aproveitar no novo veículo.
  • 55,2% Deixa tudo no veículo que está trocando.
  • 17,9% Retira apenas o som e multimídia, deixando o restante. Às vezes, retira os falantes.
  • 22,4% Retira itens mais caros, mas deixa os de menor valor.

Percepção sobre a importância de certos acessórios

AcessórioMI (%)IMP (%)IND (%)DISP (%)
Central multimídia2141317
Computador de bordo1553275
Som simples16333813
Navegador GPS (rastreador)25392511
Sensor de estacionamento26432011
Insulfilme (película)41381110
Amplificadores de som16373710
Alto-falantes35372414
Alarmes722152
Câmaras de ré20416010
Dispositivo antifurto de rodas1146367
Farol de neblina3044233
Jogo de rodas esportivas16304410
Bancos de couro13283920
Protetor de cárter4438162
Calhas de chuva5303431
Bagageiro de teto254944
Frisos laterais8234425
Lâmpadas efeito xênon8214426
Buzinas especiais553852
Envelopamento do veículo082170

Legenda:

  • MI – Muito importante
  • IMP – Importante
  • IND – Indispensável
  • DISP – Dispensável

Preferência por local de compra e instalação dos acessórios

  • 34,5% Em lojas especializadas que vendem e instalam
  • 22,0% Consulto e compro via internet, depois mando instalar
  • 14,9% Na concessionária, incluindo o custo no financiamento do veículo novo
  • 11,2% Qualquer alternativa, desde que encontre o melhor preço
  • 8,4% Sempre compro na concessionária
  • 6,5% Compro em loja ou internet e instalo eu mesmo
  • 2,5% Outra situação

Atributos mais valorizados na escolha do local de compra e instalação

AtributoMI (%)IMP (%)IND (%)POU (%)
Preço da marca414892
Preço no ponto de compra e instalação3843172
Marca do acessório2953170
Qualidade712820
Durabilidade712900
Conforto e atendimento2945260
Condições de pagamento/financiamento504073
Garantia673300
Variedade de ofertas e modelos2453

Conclusões parciais do estudo

  1. O mercado de acessórios automotivos é promissor e oferece boas oportunidades para distribuidores de peças.
  2. O setor cresce proporcionalmente ao aumento da frota de veículos novos no Brasil.
  3. Os consumidores não são influenciados por marcas, mas valorizam preço, qualidade e durabilidade.
  4. Lojistas independentes não veem as concessionárias como concorrentes significativas.
  5. A percepção é de que acessórios vendidos em concessionárias são mais caros do que os de lojas independentes.
  6. Compras online, seguidas de instalação em local escolhido, continuam com grande tendência de crescimento.

Receba todas as notícias da Revista Reparação Automotiva no seu WhatsApp

Leia os artigos dos Especialistas da Reparação

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Assista ao Podcast da Revista Reparação Automotiva

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva