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Diferença das transmissões FORD e GM com e sem Start/Stop

Acompanhe o artigo do especialista Carlos Napoletano sobre o funcionamento e diferença das transmissões FORD e GM com e sem Start/Stop

Os veículos General Motors e FORD equipados com o sistema START/STOP, a partir de 2018, nas transmissões 6F35, 6F50 da FORD e 6T30, 6T31, 6T40, 6T45 e 6T50 da GM, chegam nas oficinas independentes e o objetivo desta matéria é familiarizar os técnicos reparadores com o funcionamento do sistema, e as diferenças que existem entre as transmissões que não utilizam o START/STOP, daquelas que utilizam, isso tecnicamente falando.

Figura 1

O sistema START/STOP pode ser desabilitado pelo motorista e permanece desabilitado após cada ciclo de ignição até que seja reativado pelo condutor. Alguns veículos FORD FUSION e EDGE também possuem este sistema. O motivo pelo qual o sistema START/STOP foi criado é o de diminuir as emissões dos motores a combustão quando não utilizados (paradas em faróis por exemplo) e aumentar a economia de combustível. Para que isto fosse possível, algumas modificações foram implementadas nestas transmissões, que são listadas abaixo:

Peças afetadas do Sistema Start/Stop nas transmissões FORD e GM

1. As transmissões FORD/GM equipadas com o sistema START/STOP possuem acomodação para aceitar uma bomba de fluido auxiliar e o seu circuito hidráulico correspondente. A figura 2 mostra uma carcaça comum, sem o sistema, enquanto as figuras 3, 4 e 5 mostram a bomba elétrica auxiliar instalada e fora de seu alojamento.

Figura 2
Figura 3
Figura 4
Figura 5

2. O PCM recebeu um software adicional para operar o sistema START/STOP e possui informação adicional para armazenar os códigos de falha correspondentes.

3. Existem conectores adicionais para a fiação e interruptores para controlar o sistema START/STOP.

4. A adição de uma bomba auxiliar elétrica de fluido montada na carcaça da transmissão fornece pressão hidráulica idêntica à de linha para a transmissão quando o motor está desligado.

Diferença das transmissões FORD e GM com e sem Start/Stop

5. A bomba principal de fluido da transmissão recebeu mudanças no lado de fornecimento de pressão para melhorar o fluxo de fluido quando o motor é religado (Figuras 6 e 7).

Figura 6 – Diferença das transmissões FORD e GM com e sem Start/Stop
Acompanhe o artigo do especialista Carlos Napoletano sobre o funcionamento do sistema Sistema Start/Stop nas transmissões FORD e GM
Figura 7 – Diferença das transmissões FORD e GM com e sem Start/Stop

A figura 8 fornece um diagrama elétrico do circuito da bomba auxiliar de fluido.

Figura 8
Patrocínio: Monroe Amortecedores / https://www.monroe.com.br

Informação de Serviço

Os veículos que possuem o sistema START/STOP possuem vários indicadores localizados no painel de instrumentos. As mensagens eventuais do sistema serão mostradas no painel de informações, conforme indicado pela figura 1, no topo da página. Estas informações também poderão ser encontradas no manual do proprietário.

• Sob condição de operação normal, o indicador verde se ilumina quando o sistema START/STOP está operacional (habilitado).
• O indicador cinza se ilumina quando um ou mais sistemas do veículo são necessários para ativação do sistema START/STOP.
• Um indicador âmbar piscando se ilumina quando um mal funcionamento do sistema está presente e o motorista necessita reiniciar o motor.
• Um diagnóstico do veículo deverá ser realizado quando o indicador âmbar estiver piscando.

O motor se reinicia automaticamente quando:

1. O pedal do freio for liberado.
2. O sistema START/STOP é desabilitado utilizando-se o interruptor de controle do sistema.
3. A bateria está com sua carga muito baixa.
4. O sistema de controle do AR-CONDICIONADO teve seus parâmetros alterados.
5. Um acessório elétrico for ligado ou conectado, com consumo elevado.
6. O vácuo do sistema de freio for baixo.

Esperamos que esta matéria esclareceu dúvidas dos técnicos que se dedicam ao reparo das transmissões modernas, bem como para entendimento dos sistemas modernos e seu funcionamento.

Acompanhe o artigo do especialista Carlos Napoletano sobre o funcionamento do sistema Sistema Start/Stop nas transmissões FORD e GM
Carlos Napoletano – Diretor Técnico da Aptta Brasil www.apttabrasil.com

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