A Motorservice, divisão do grupo Rheinmetall que comercializa as marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF no mercado de reposição, reforça a importância de seguir corretamente as instruções de montagem de bombas d’água em veículos Audi, Seat, Skoda e Volkswagen.
O descuido na instalação pode causar quebra da carcaça e perda da capacidade de refrigeração, o que pode gerar danos severos ao motor.
Causas comuns de quebra da carcaça
Uma das principais causas está na contaminação das juntas e anéis de vedação com óleo. O contato com o óleo faz com que os componentes expandam, o que pode resultar em trincas ou quebra da carcaça.
Por isso, as juntas e os anéis nunca devem ser lubrificados. O local de instalação e o líquido de arrefecimento precisam estar totalmente livres de óleo.
As vedações foram projetadas exclusivamente para trabalhar com fluido de refrigeração, e qualquer outro tipo de substância pode comprometer sua integridade.
Torque e sequência de aperto
Outro fator crítico é o não cumprimento da sequência e do torque corretos de aperto dos parafusos. Ignorar esses parâmetros pode gerar tensão irregular, provocando deformação ou ruptura da carcaça.
Orientações adicionais de montagem
A Motorservice também reforça outras boas práticas:
- Remova a capa amarela de proteção apenas após a instalação da bomba, evitando ferimentos nas aletas de ventilação.
- Não utilize selantes adicionais, pois eles podem causar vazamentos.
- Sempre siga as instruções de montagem do fabricante, garantindo vedação e desempenho adequados.
Seguir essas recomendações é essencial para evitar falhas prematuras e assegurar a durabilidade do sistema de arrefecimento.
A Motorservice reforça que o uso correto dos componentes das marcas KS, Pierburg e BF garante confiabilidade e segurança na manutenção automotiva.
Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o canal da empresa no YouTube: https://www.youtube.com/@motorservicegroup.
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