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XCMG lança caminhão elétrico

XCMG lança caminhão elétrico, E7-49T é um cavalo mecânico com PBT de 49.000 kg. Sua autonomia é de 150 km e o pack de baterias pode ser trocado

Localizada em Pouso Alegre (MG), a empresa chinesa XCMG estabeleceu-se no mercado brasileiro em 2004, sendo que em 2014 inaugurou a fábrica de máquinas pesadas. Agora ela lança o cavalo mecânico XCMG E7-49T com propulsão totalmente elétrica. Ele possui PBTC (Peso Bruto Total Combinado) de 49.000 kg. 

O powertrain do E7-49T é formado por um motor elétrico síncrono de imã permanentes com potência de 482 cv e torque máximo de 2.000 Nm (204,1 kgfm), auxiliado por uma transmissão automatizada (AMT) de 4 velocidades. Embora o torque seja linear e, em teoria, o motor elétrico não precise de “câmbio”, as reduções executadas pelas engrenagens ajudam a poupar energia elétrica nas arrancadas. O operador pode guiar o modelo da XCMG na função “Drive” ou, se preferir, comandar as trocas de marchas, através de uma alavanca seletora no console central de forma idêntica ao que ele já está acostumado em caminhões com motores a diesel. 

A montagem do motor e da transmissão é do tipo central e o powertrain utiliza eixo cardã para transmitir a tração aos dois eixos traseiros. Embora a adoção da propulsão elétrica permita soluções diferentes, como, por exemplo, a adoção do motor diretamente no eixo, os engenheiros da XCMG optaram por criar uma estrutura mecânica de eixos e suspensões com tecnologias e soluções comuns ao mercado, isso para facilitar a eventual necessidade de manutenção. 

Motor elétrico do caminhão E7-49T da montadora chinesa XCMG

As baterias são constituídas por ferro fosfato de lítio, ele possui um total de 282 kWh, sua autonomia é de 150 km. O modelo apresenta um sistema de bateria que permite duas diferentes opções de recarregamento. A primeira opção, já utilizada na maioria dos veículos elétricos, ocorre através dos sistemas de carregadores DC (corrente contínua), que, dependendo da potência e da infraestrutura disponível, pode completar a recarga em pouco mais de uma hora. 

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No entanto, a segunda opção é bastante criativa. Adotando tecnologia “swapping”, constitui-se de um pack de baterias substituíveis. No E7-49T, as células da bateria estão concentradas em um conjunto único, instalado atrás da cabine. A “caixa” permite sua troca rápida através de um sistema automatizado, que pode ser efetuado em pouco mais de seis minutos. Com o auxílio de uma empilhadeira simples, o frotista desconecta o pack do caminhão, retira o conjunto completo e instala outro, carregado, com facilidade. 

O preço do XCMG E7-49T é de R$ 1.300.000, o  novo caminhão-trator 100% elétrico do mercado brasileiro traz sistemas ativos de segurança. Ele pode contar com alerta de colisão frontal, LDWS (Lane Departure Warning System), ou sistema de aviso de saída de faixa, AEBS (Advanced Emergency Braking System), espécie de sistema semiautomático que auxilia o sistema de frenagem em emergências e ESC (Electronic Stability Control), controle de estabilidade eletrônica capaz de controlar e distribuir a pressão nas diferentes rodas do veículo.

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