fbpx

Procedimento de recalibração do sensor da bateria nos veículos Hyundai

Conheça o procedimento correto para recalibrar o sensor da bateria nos modelos Santa Fé, Elantra, Creta, Sonata, entre outros da montadora Hyundai

Para iniciar o ano vamos descrever a operação do sistema START/STOP (ISG – Idle Stop and GO) conforme denominado pela HYUNDAI, diagnóstico e recalibração do sensor da bateria nos veículos Hyundai.

Operação do sistema: Quando o veículo para em um sinal de trânsito ou em alguma outra condição, após o pedal de freio ser pressionado, o sistema ISG automaticamente e temporariamente desliga o motor para melhorar a eficiência de combustível e reduzir as emissões de gases do escapamento. O sistema ISG então reativa o motor quando o pedal de freio é liberado ou o pedal do acelerador é pressionado (Se o sistema Auto Hold estiver presente e ativado).

O sistema ISG se torna ativo por padrão sempre que a ignição for acionada para funcionar o veículo. Para desativar esta função, deve-se pressionar o botão ISG OFF.

Alguns pré requisitos importantes para a ativação do sistema ISG

• A bateria deverá ter mais de 70% de carga
• A alavanca seletora da transmissão deverá estar em DRIVE ou NEUTRO
• O cinto de segurança do motorista deverá estar afivelado
• A porta do motorista e o capô do motor deverão estar fechados
• O valor de vácuo do freio deverá ser adequado
• O veículo não deverá estar em uma subida íngreme.
• A temperatura externa deverá estar entre -10ºC e 35ºC
• A temperatura do liquido de arrefecimento do motor deverá estar acima de 30ºC
• O sistema de ar-condicionado não deverá estar no máximo
• O volante do motor não deverá estar defletido mais de 180 graus
• O sistema não deve estar no modo diagnóstico
• Não existir códigos de falha armazenados por nenhum sistema

AVISO: O sistema ISG não será ativado até que todos estes pré requisitos sejam satisfeitos. Se não, o símbolo AUTO STOP de cor laranja será iluminado no painel quando o veículo parar, e o botão indicador “ISG OFF” se iluminará ou piscará dependendo da versão do sistema ISG. A velocidade do veículo deverá ser maior do que 8 km/hora para que o sistema seja ativado novamente, após a parada anterior.

Situações em que o sistema ISG pode se desligar e o motor automaticamente é religado:

• A alavanca do veículo é mudada para PARK ou RÉ, quando o pedal do freio é pressionado ou o sistema Auto Hold é ativado.
• O estado de carga da bateria está abaixo de 70% ou a bateria está fraca.
• O vácuo para acionamento do pedal do freio é baixo.
• O ventilador do ar-condicionado é colocado na última posição (máxima eficiência).
• Um certo período de tempo se passa com o sistema de ar-condicionado ligado.
• O desembaçador é ativado.
• A porta do motorista está aberta ou o cinto de segurança do motorista está desafivelado quando o pedal do freio é pressionado ou o sistema Auto Hold é ativado.
• O sistema de freio de estacionamento eletrônico (EPB) é pressionado quando o sistema Auto Hold é ativado (se o veículo for equipado com o sistema EPB.

ATENÇÃO!

• Quando o motor estiver no modo Auto Stop, ele poderá iniciar seu funcionamento por si próprio.
• Nunca trabalhe no motor quando a ignição estiver na posição “ON” ou na posição “ACC” pois o motor poderá funcionar inadvertidamente.
• Antes de deixar o veículo ou verificar o compartimento do motor, desligue o motor, desligando a chave de ignição (posição OFF), e remova a chave do veículo.

Diagnóstico do sistema ISG

1. Ligue a chave de ignição (posição ON) ou pressione o botão START STOP duas vezes sem pressionar o pedal de freio.

2. Conecte o escâner apropriado ao conector DLC do veículo.

3. Selecione a seção “Análise de dados” no escâner

4. Selecione “Motor”
5. Role a página de análise de dados e procure a “Voltagem da Bateria”, SOC & SOH e parâmetros do ISG
6. Passo
• Selecione o grupo AMS (Alternator Management System) para encontrar os dados relativos à bateria

• Selecione o grupo Idle Stop and Go (ISG) para dados relativos ao sistema

7. Reveja todos os parâmetros do ISG e compare os parâmetros com um veículo funcionando corretamente (se estiver em dúvida). Inspecione quaisquer parâmetros que esteja diferente do veículo funcionando corretamente a execute as correções apropriadas. Siga o manual de oficina para informação adicional.

8. reveja todos os parâmetros da bateria, e compare os parâmetros com um veículo funcionando corretamente (e se estiver em dúvida). Certifique-se que os campos que mostram o Estado de Carga da Bateria (SOC em inglês) e Estado de Saúde da Bateria (SOH em inglês) mostrem os valores em porcentagem.
9. Se o SOC ou SOH mostrarem “Checando” ao invés dos valores em porcentagem, execute o procedimento de recalibração do sensor de carga da bateria descrito a seguir.

10. Avalie a operação do sistema ISG quando o SOC ou o SOH e toda a operação do sistema ISG estiverem dentro dos parâmetros corretos.

AVISO!

• O sistema ISG não será ativado caso o SOC da bateria estiver menor que 70%.
• Carregue a bateria acima de 70% SOC antes de executar o procedimento de diagnóstico do sistema ISG.
• Carga na marcha lenta – funcione o motor em marcha lenta com os faróis LIGADOS e monitore o valor do SOC com o escâner (procedimento recomendado)
• Utilize um carregador de baterias (se o cabo da bateria estiver desconectado do terminal, o sensor da bateria poderá necessitar de recalibração)
• Se o sistema ISG estiver funcionando corretamente, quando a carga da bateria (SOC) estiver acima de 70%, informe ao cliente a respeito da carga da bateria e funcionamento do sistema ISG.
• A bateria poderá não ter a carga adequada quando se dirige o veículo por curtas distâncias e frequentes situações em que o motor é desligado e ligado novamente.

AVISO!

• A bateria deverá somente ser substituída quando os testes forem conclusivos de que ela necessita de substituição.
• Os procedimentos de substituição da bateria implicam em recalibração do sensor de carga da bateria, a seguir.

Sensor da Bateria Hyundai

• O sensor da bateria, o qual é instalado no polo negativo (-) da bateria, transmite a tensão, corrente consumida e temperatura ao Módulo de Controle do Motor (ECM).
• O sistema ISG utiliza a informação do Estado de Carga da Bateria (SOC) e Estado de Saúde da Bateria (SOH) e outros dados da bateria em seu funcionamento estabilizado.
• O sensor da bateria requer aproximadamente 4 horas de conexão contínua com a bateria, para gerar dados estáveis ao ECM.
• Se qualquer cabo da bateria ou o próprio sensor for desconectado da bateria, ou a mesma for recarregada, execute o procedimento de recalibração do sensor da bateria conforme abaixo, após finalizar quaisquer serviços de reparo no veículo.

Procedimento de recalibração do sensor da bateria Hyundai:

• Acione a chave de Ignição para “ON’ e depois “OFF” uma única vez.
• Estacione o veículo por pelo menos 4 horas com o capo do motor e todas as portas fechadas.
• Verifique se os dados de SOC e SOH são mostrados pelo escâner.

Esta matéria técnica foi traduzida do Boletim de Serviço HYUNDAI número 20-FL-004H, publicado em maio de 2020, para os concessionários.

Acompanhe o artigo do especialista Carlos Napoletano sobre o funcionamento do sistema Sistema Start/Stop nas transmissões FORD e GM
Carlos Napoletano – Diretor Técnico da Aptta Brasil www.apttabrasil.com

Baixe os catálogos dos fabricantes apoiadores da Revista Reparação Automotiva

Ouça o Podcast da Revista Reparação Automotiva

Acesse a banca digital da Revista Reparação Automotiva

Inscreva-se no Canal TV Reparação Automotiva no Youtube

Siga a Revista Reparação Automotiva no Linked In

Siga a Revista Reparação Automotiva no Instagram

Siga a Revista Reparação Automotiva no Facebook

Leia o conteúdo técnico da Revista Reparação Automotiva

Veja mais notícias do mercado automotivo

Leia nossa seção sobre veículos híbridos e elétricos

Leia nossa seção Reparação Pesados e Utiliários

Leia mais notícias da seção Reparação Motos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *